Brasil

Criminosos aplicam golpe da venda de carro por meio do Whatsapp em Alagoas

O sonho de ter um carro seminovo virou uma grande dor de cabeça para alguns trabalhadores alagoanos. Com uma conversa empolgante, sedutora e utilizando fotos e vídeos de veículos, os golpistas estão espalhando anúncios em sites de venda na internet com facilidades fora do padrão do mercado para fisgar consumidores que buscam facilidades. Quando as vítimas efetuam os depósitos bancários, os golpistas somem, bloqueando “compradores”, deixando-os sem resposta e totalmente no escuro. Nas conversas, os golpistas vendem a possibilidade de repassar os carros para os compradores sem consulta ao SPC ou Serasa. A Polícia Civil já abriu um inquérito para investigar os responsáveis pelo golpe.

Uma das vítimas do golpe prestou queixa em Maceió na semana passada à Polícia Civil, após fazer a negociação do veículo e depositar cerca de R$ 5 mil na conta indicada, o que seria o valor correspondente à entrada. As demais parcelas seriam pagas por meio de boleto bancário. A vítima – que pediu para não ser identificada -, acumulou a quantia depois de muito trabalho. Ela revelou que, apesar de a negociação ter sido realizada por meio do Whatsapp, os golpistas são “convincentes, não levantando suspeitas sobre a conduta ou o eventual golpe”. Um dos criminosos se identificou como Marcelo.

Nos anúncios que circulam em sites de venda, os golpistas utilizam fotos e anúncios de uma conhecida loja de veículos localizada na cidade de Delmiro Gouveia. Eles vendem a facilidade de que o consumidor pode resolver tudo pelo Whatsapp, deixando toda a burocracia e o transporte do veículo até Maceió por conta deles. Eles chegam, inclusive, a enviar um vídeo do caminhão saindo da cidade sertaneja com destino à casa do “comprador”. O proprietário da loja disse que várias pessoas já entraram em contato pedindo informações sobre “o carro”, com ele esclarecendo desconhecer a compra e tendo que explicar que os compradores foram vítimas de um golpe.

“O problema é que esse caminhão nunca chega e aí a gente constata que, infelizmente, fomos vítimas de um golpe. Eles falam bem, sabem envolver você na compra. Tiram todas as dúvidas, com um gerente da loja chegando a ligar para parabenizar pela compra. Infelizmente, eu caí e fui vítima. As pessoas precisam ser alertadas sobre os riscos que estão correndo com este tipo de negociação. Da mesma maneira que fui vítima, outras estão sendo e precisam ser alertadas que estão correndo sérios riscos. Espero que a polícia consiga identificá-los, realizando a prisão”, expôs chorando uma das vítimas, acrescentando que até o momento não saiu de casa após confirmar que sofreu o golpe praticado pelo grupo.

O carro que esta vítima iria comprar estava sendo anunciado por R$ 17 mil. Depois da “compra” do veículo, o vendedor repassa uma nota fiscal com informações distorcidas, com o nome da loja de Delmiro Gouveia no cabeçalho, mas com o CNPJ de uma empresa que trabalha com construção e locação de veículo.

Categorias
BrasilEm destaque