Artigo

Artigo: Rafael Caliman – Ligue o alerta nas compras pela internet

Já pensou em comprar um carro ou uma motocicleta? Se sim, provavelmente você consultou rapidamente um site especializado em busca de um “ótimo negócio”. Ocorre que, em que pese os milhares de anúncios sérios, criminosos passaram a se valer dessas plataformas para aplicar os mais diversos golpes. Nesse momento apresentaremos uma situação recorrente, que tem preocupado as autoridades.

Uma pessoa de bem anuncia um veículo em um site especializado. O criminoso, ao se deparar com isso, entra em contato e manifesta interesse em adquirir o automóvel, induzindo que o vendedor retire o anúncio da plataforma. Com o anúncio fora do ar, o criminoso, que àquela altura já possuía as fotos do carro, dados de seu proprietário e fotos de documentos, gera uma nova oferta e espera uma vítima em potencial.

O novo interessado (vítima em potencial) entra em contato com o anunciante (criminoso), que cria uma história de cobertura tanto para ele quando para o vendedor: basicamente o objetivo do estelionatário é impedir que as duas partes conversem sobre o negócio e, consequentemente, descubram a farsa. O interessado, que viu veículo, já se sente seguro e acaba depositando o dinheiro na conta do estelionatário. O vendedor, por sua vez, não entrega o automóvel, pois em nenhum momento o valor acordado entrou em sua conta.

O golpe, que atinge pessoas de todas as classes, pode ser evitado com alguns cuidados:

Dica 1- Nunca envie documentação pela internet;

Dica 2- Deposite o valor apenas na conta do proprietário do carro (ou produto que deseja adquirir) ou, se for solicitado que deposite em outra conta, ateste que ele saiba disso;

Dica 3- Verifique se o banco no qual o dinheiro será depositado é da região. Se não for, ligue o alerta.

*Rafael Caliman – Delegado da Polícia Civil em São Gabriel da Palha

Categorias
ArtigoNotícias
FACEBOOK