Notícias

Comando do 2º Batalhão divulga balanço operacional

O comandante do 2° Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Sebastião Aleixo, divulgou um balanço operacional com relação as operações policiais, apreensão de entorpecentes, prisões, redução de homicídios, apreensão de armas de fogo no ano de 2018 comparados com 2017. O 2º Batalhão tem sede em Nova Venécia e é responsável pelo policiamento nos municípios de Vila Pavão, Pinheiros, Boa Esperança, São Gabriel da Palha, Vila Valério, Montanha, Mucurici e Ponto Belo.

No ano de 2018 foram realizadas 12.433 operações policiais e cumpridos 422 Mandados de Prisão e Busca e Apreensão, resultando na detenção de 1.673 pessoas envolvidas no cometimento dos mais diversos crimes, contravenções e atos infracionais. Além disso, foram apreendidas 133 armas de fogo e 9.301 unidades de entorpecentes (drogas), além da recuperação de 223 veículos provenientes de furto e roubo.

De acordo com o ten coronel, como resultado das ações policiais, a área do 2º BPM registrou a redução de inúmeros indicadores criminais comparados ao ano de 2017. Foi verificada a diminuição de 34% no número dos homicídios dolosos, sendo observado que não houve qualquer registro de homicídio nos municípios de Mucurici e de Ponto Belo.

Na estatística também aparece a redução de 18% no número de ocorrências de furtos em geral, com destaque para redução de 21% dos furtos em residência, além da redução de 15% dos roubos, aí destacando a queda de 27% nos roubos em estabelecimentos comerciais e de 45% nos roubos em residência.

Na capacitação profissional, o 2º Batalhão em parceria com a Esesp, qualificou todo o efetivo no Curso de Excelência no Atendimento. No campo social também foi destaque o Projeto “Crescendo com o Tênis”, que atendeu 40 crianças e adolescentes; o Projeto “Artes Marciais: Um Ensinamento Para a Vida”, este em parceria com o IFES, que atendeu 160 alunos; Projeto “Noite Feliz”, que retirou das ruas 43 crianças/adolescentes em situação de risco social; e Projeto Musical “Som da Alma” com outros 40 alunos inscritos.

O comandante parabenizou os policiais militares pelos resultados alcançados, agradecendo o empenho ímpar de todo o efetivo da Unidade, reconhecendo que a interação com outras agências de segurança (Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Sejus). “E com as polícias militares dos Estados da Bahia e de Minas Gerais que contribuiu decisivamente para tamanho êxito na missão, o qual só foi alcançado graças à soma de esforços de todos os atores responsáveis e ao apoio decisivo do Comando de Polícia Ostensiva Noroeste”, finalizou o oficial.

Categorias
NotíciasRegional
FACEBOOK