Notícias

Governo inaugura obras de estação de Tratamento de Esgoto de Nova Venécia

O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira recebeu o governador Paulo Hartung, e o presidente da Cesan, Amadeu Zonzini Wetler, para inaugurar a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. Também participaram da solenidade secretários estaduais e municipais, vereadores, entre outras autoridades locais.

Antes do início da solenidade, as autoridades visitaram as dependências da ETE e conheceram todo o processo de tratamento, desde quando o esgoto chega, até quando é despejado de volta no rio, já tratado. “É impressionante a mudança na qual o efluente chega e a forma em que sai. Os testes que fizemos apontam eficiência superior a 95{8c9c9d10812d4e6409e0eafbae8c448eda1b128f4dc30a26f1bb95deb01e6275} na remoção de matéria orgânica. Ou seja, a água sai limpa e não afeta em nada o meio ambiente”, disse o presidente da Companhia, Amadeu Zonzini Wetler.

A estação de Nova Venécia é a maior de todo o interior do estado, ficando atrás apenas de estações da Grande Vitória. Nesta primeira etapa, 17 por cento do município está com o território coberto, com o esgoto sendo tratado. Nos próximos meses, serão interligadas as tubulações que estão terminando de ser instaladas pelo município, passando a atender 65{8c9c9d10812d4e6409e0eafbae8c448eda1b128f4dc30a26f1bb95deb01e6275} da cobertura, conforme o Plano de Saneamento de Nova Venécia.

O investimento total daquilo que já foi feito e do que já está aprovado para ser executado, chega a R$ 45 milhões, através da Cesan. O governador Paulo Hartung falou dos benefícios para a sociedade. “Isso significa meio ambiente equilibrado, significa saúde preventiva. Quando temos água de qualidade nos domicílios e devolvemos para o nosso rio uma água tratada, a gente melhora a qualidade de vida e a saúde da população”, frisou o governador.

A ETE tem capacidade para tratar 6 milhões de litros de esgoto por dia. Sempre buscando convênios para a expansão e efetivação do projeto, visando atender 100 por cento do município, o prefeito Barrigueira comentou a primeira conquista. “Desde em que virei prefeito venho buscando insistentemente para que isso viesse acontecer. Me dediquei bastante e a última conquista foi a inclusão dos bairros São Cristóvão, Alvorada, Bela Vista e parte do Córrego da Serra, que não estavam previstos no projeto. Com a iniciativa, vamos faltar apenas a inclusão do bairro Aeroporto, mas que também já estamos lutando ativamente para inserir. Se Deus quiser, vamos ser um dos primeiros municípios a ter o esgoto tratado em sua totalidade no estado, e quem agradece é o meio ambiente”, finalizou Barrigueira.

Categorias
NotíciasRegional
FACEBOOK