Cidades

Hospitais de São Gabriel da Palha tem até quinta-feira para apresentarem documentação para reabertura

A prefeita de São Gabriel da Palha, Céia Ferreira (SD), reuniu na semana passada os representantes dos hospitais Fernando Serra e Santa Rita, a reunião aconteceu na Prefeitura e teve a participação do Procurador Jurídico do Município; embora os dois hospitais sejam privados, a reabertura é um dos desejos da prefeita, segundo ela o município pode contribuir com o repasse de dinheiro para custeio de serviços prestados a população, mas para a firmação de contrato entre os hospitais e a prefeitura é necessário que seja apresentado toda documentação exigida por lei. O prazo estabelecido para a apresentação dos documentos é até a próxima quinta-feira, dia 12.

Impasses que levou ao fechamento dos hospitais

O hospital Santa Rita paralisou suas atividades pela segunda vez  em maio do ano passado, e desde então a direção vem buscando possibilidades de reabrir a unidade e firmar contrato com a prefeitura, diversas reuniões foram feitas com a presença de deputados, Ministério Público, representantes dos dois hospitais, a população e a prefeita Céia Ferreira, que foi enfática em dizer que deseja repassar recursos desde que os hospitais estejam com a documentação em dia. Na prática os hospitais precisam apresentar certidões negativas e alvarás de licença.

 

Já o hospital Fernando Serra também foi fechado no ano passado, depois de uma portaria do Ministério da Saúde que suspendeu o repasse de recursos (RUE – Rede de Urgência e Emergência), apontando o encontro de irregularidades na aplicação do dinheiro; a unidade estava com as portas abertas e caminhando com muito desgaste, a falta de médico, estrutura eram as principais reclamações da população. Com o fechamento do Fernando Serra, a Prefeitura decretou situação de emergência na saúde pública e assumiu o prédio, instalando o Pronto Atendimento do Município no local.

Governo do Estado vai comprar serviços dos hospitais de São Gabriel da Palha

“Nós já procuramos o governo do Estado e o governador já se comprometeu em comprar serviços dos hospitais de São Gabriel da Palha, serviços estes de cirurgias e internações, mas para isso é preciso que os dois hospitais tenham condições necessárias para receber recursos públicos, a documentação exigida por lei é fundamental para qualquer assinatura de contrato, estive com os representantes dos hospitais e conversamos sobre o interesse da Prefeitura em firmar contrato e reabrir os hospitais”. disse a prefeita.

Prefeita trabalha junto com sua equipe para a reabertura dos hospitais

O prazo para a entrega de documentos foi estabelecido até a próxima quinta-feira (12) depois de uma reunião entre os representantes dos hospitais e a prefeita Céia Ferreira, ” É desejo meu também a reabertura dos hospitais, falei isso la atrás na campanha e desde então tenho trabalhado com minha equipe para resolver esse problema”, desde que assumi tenho conversado com os dois hospitais para se regularizarem e a partir dai firmamos um contrato com a prefeitura”, comentou a prefeita.

Categorias
CidadesEm destaqueNotícias
FACEBOOK