Economia

Na contramão da crise, compras pela internet crescem 12{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} em 2017, diz pesquisa

O Dia do Consumidor é comemorado hoje, 15 de março e é uma data que reforça a importância da inovação e do aprimoramento da qualidade de produtos e serviços, além de enfatizar direitos e anseio dos clientes, cada vez mais antenados e conscientes sobre o que e como pretendem consumir. Diante desse cenário, a ferramenta de inteligência para e-commerce Atlas divulgou recentemente na pesquisa E-Commerce Radar 2017, o crescimento de 12{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} nas compras pela internet em 2017.

A pesquisa, que apurou dados de vendas de mais de 1.000 lojas online de todos os portes e alta representatividade, revelou que o setor cresceu, na contramão da crise, e traz características do perfil de consumidores que realizam compras pela internet.

O melhor momento foi o mês de novembro, que concentrou as vendas de Black Friday e de Natal, que no e-commerce são antecipadas por causa do tempo de entrega. Em segundo lugar ficou o mês de dezembro, que representa 95{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} das vendas de novembro.

De acordo com o diretor de Atendimento do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES), Ruy Dias de Souza, a pesquisa quantifica uma tendência já observada no dia a dia, que é o aumento do consumo através da internet. “O recorde de vendas na Black Friday e no Natal, por exemplo, mostram um crescimento da cultura e-shopper no consumidor brasileiro, que deve poder contar com lojas virtuais mais preparadas para um atendimento com qualidade, eficiência e com ofertas reais”, ressaltou.

Um exemplo de sucesso capixaba no mercado voltado exclusivamente para o e-commerce é dos empreendedores Rafael Mageski Cavalcanti e Renan Ferreira Intra. Eles são sócios e decidiram investir no setor de vestuário e acessórios casuais para público masculino. Para isso, buscaram o Sebrae ES, com o objetivo de melhorar a gestão e aumentar a lucro da empresa.

“Nós buscamos o Sebrae para unir nossas habilidades profissionais ao desejo de empreender, foi quando, então, a Onland nasceu. Fomos orientados e abrimos nosso negócio voltado ao público masculino, com o qual já nos relacionávamos, e pela internet, o que possibilita alcançar mais clientes de forma tecnológica, padronizada e viável”, explicou.

Sobre a forma de pagamento, as compras à vista lideram com 62{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5}, mas o parcelamento é uma realidade no e-commerce brasileiro, com 9{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} das compras parceladas em mais de seis vezes. O cartão de crédito desponta como líder em opção de meio de pagamento, totalizando mais de 62{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} dos pedidos captados.

Outro diferencial que agrega consumidores é a gratuidade do frete. Entre os pedidos captados, 29,8{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} tiveram frete gratuito, com picos de 57,4{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} na categoria Casa. “Essa prática, porém, deve ser bem analisada pelo empresário para que ele não fique no prejuízo e tenha resultados negativos, mesmo realizando as vendas. É importante que faça um planejamento e orçamento correto para ter certeza das decisões tomadas. Capacitações sobre controle financeiro e precificação de produtos, oferecidas pelo Sebrae, podem ajudar nesse momento”, afirmou Ruy Dias de Souza.

Na média do ano, a região Sudeste representou 67,9{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} dos pedidos, liderando o ranking. A participação dos gêneros no e-commerce tem liderança feminina. As mulheres são 50,4{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} das consumidoras, enquanto a faixa etária com maior representação das transações on-line é de 25 a 34 anos, com 37{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} do total.

Categorias de compra com maior predominância feminina:

Elas são maioria clara nas compras pela internet quando se trata do consumo de alimentos e bebidas; bebês e crianças; beleza; brinquedos; calçados e acessórios; cama; casa; farmácia; floricultura; livraria; magazine; material escolar; materiais artísticos; moda e acessórios; moda íntima; ótica e acessórios e Pet Shop.

Categorias de compra com maior predominância feminina:

Já eles são os que compram mais pela internet quando o assunto são acessórios automotivos; ferramentas; games; tabacaria; materiais para construção; saúde e bem-estar; sexshop e, principalmente, eletroeletrônicos. O público masculino representa mais de 60{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} das vendas em apenas quatro categorias contra 18 categorias com público majoritariamente feminino.

Meses com o menor número de compras pela internet:

Os meses com menor número de pedidos são janeiro e fevereiro, com aproximadamente 65{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} das vendas de novembro – o melhor mês para vendas on-line -, que corresponde ao período de férias escolares do verão.

Fidelização do cliente:

O número de clientes que retornaram aos sites em 2017 foi de 62,5{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5}, mas esta fidelização não se vê nos pedidos. Aproximadamente 77{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} dos clientes compraram somente uma vez e 5{9a050057d6642e325d5535ce07d5042bc3f00a2d284e1692da94b3e151c21cb5} dos clientes compraram mais de seis vezes. Isso indica que a maioria dos e-commerces ainda precisa criar uma estratégia de comunicação personalizada.

Fonte: Criar Comunicação
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