Economia

Petrobras confirma 4 bilhões de dólares em investimentos no ES

O governador Renato Casagrande recebeu o sinal positivo da Petrobras sobre investimentos da empresa no Espírito Santo na ordem de 4 bilhões de dólares nos próximos cinco anos.Conforme detalhou a Assessoria de Comunicação do Governo do Estado, a confirmação veio durante uma reunião na tarde desta segunda-feira (21) entre o governador e diretores da estatal no Rio de Janeiro (RJ). Casagrande se reuniu também com a diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP), com quem discutiu medidas para melhorar a arrecadação com royalties.

A primeira reunião foi com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, e dirigentes da companhia. “Discutimos o plano de investimentos da empresa, que será de quatro bilhões de dólares nos próximos cinco anos no Espírito Santo. Foram discutidas pautas para os próximos anos, inclusive, conversamos sobre a importância da unificação dos campos de petróleo do Parque das Baleias. Também apresentamos a necessidade de uma planta de refino de petróleo no Estado” – apontou.

Há muitos anos o jornal Tribuna do Cricaré vem defendendo a bandeira de implantação de uma refinaria de petróleo em São Mateus, por ser o município pioneiro da atividade petrolífera no Espírito Santo, o que também serviria para mitigar o impacto da redução dessas atividades no território mateense.

Na ANP, o governador se reuniu com o diretor-presidente Décio Fabrício Oddone. Casagrande abordou a unificação dos campos do Parque das Baleias, que pode trazer um aumento nas receitas com royalties de petróleo. O governador acredita que o aumento nas receitas com a participação especial e valores retroativos permitirão que o Governo do Estado faça ainda mais investimentos em infraestrutura.

“Impetramos uma ação ainda em 2013, no meu primeiro mandato, buscando unificar as áreas de produção do Parque das Baleias. Em 2014, ainda em nosso mandato, a ANP tomou uma decisão com um entendimento favorável a nós. Quando se unifica os campos de produção, a contabilidade de barris aumenta e também acaba elevando a Participação Especial” – afirmou Casagrande.

A comitiva capixaba foi integrada pelo secretário estadual de Desenvolvimento, Heber Resende, e o procurador-geral do Estado, Rodrigo de Paula. Para o governador, as reuniões foram importantes para definir uma agenda de trabalho para o Estado.

Categorias
Economia
FACEBOOK