Brasil

Lula convida Trump para COP30 e diz que evento será “a COP da verdade”

© Ricardo Stuckert/PR
© Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quarta-feira (13) que enviou, na véspera, uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidando-o a participar da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

Segundo Lula, o encontro será marcado por cobranças diretas aos líderes mundiais sobre o compromisso com a ciência e o combate às mudanças climáticas.

“A COP30 será a COP da verdade. Queremos saber se os governantes acreditam ou não no que dizem os cientistas, de que o planeta enfrenta problemas gravíssimos. Eles precisarão assumir se reconhecem a necessidade de agir para evitar que a temperatura global ultrapasse 1,5ºC e se veem os impactos climáticos que estamos vivendo em todo o mundo. A partir disso, tomaremos decisões”, afirmou.

O presidente fez as declarações durante a abertura da 4ª Conferência Nacional de Economia Popular e Solidária (Conaes), no Palácio do Planalto.

Lula ressaltou que os países ricos acumulam uma dívida anual superior a US$ 1,3 trilhão relacionada aos impactos das mudanças climáticas. Ele também destacou a importância da preservação da Amazônia e das comunidades que vivem na floresta.

“Quem defende a floresta em pé, mas nunca conheceu a Amazônia, precisa saber que, sob cada copa de árvore, vive um extrativista, um indígena, um pescador ou um pequeno agricultor, que precisam garantir sua sobrevivência”, disse.

Fonte: Agência Brasil

Categorias
BrasilPolítica