Festa da Penha retoma com missas, romarias e atrações presenciais após dois anos de pandemia
Os fiéis que andam saudosos das homenagens tradicionais à Nossa Senhora das Alegrias já podem se programar. A 452ª Festa da Penha, que acontece entre os dias 17 e 25 de abril, será realizada de forma presencial após duas edições exclusivamente online. Missas no campinho, romarias e shows fazem parte da programação divulgada na manhã desta segunda-feira (28) pela Comissão Organizadora do evento.
“Estamos divulgando a programação fazendo esse convite para que os fiéis celebrem o amor e a fé em Nossa Senhora, amparados nas avaliações técnicas das autoridades de saúde para que não coloquemos a saúde da nossa população em risco. Manteremos também a versão online, para chegar a todos os lares levando a mensagem do Evangelho. É tempo de seguirmos em comunhão em oração para que Maria continue cuidando de nós”, diz o frei Djalmo Fuck, guardião do Convento.
O padre Renato Criste, membro da Comissão Organizadora da Festa, destaca a amplitude da Festa. “É um evento religioso e também cultural, de todo o Espírito Santo. Uma das mais antigas manifestações populares do País, com 452 anos. Nossas dioceses em todo o Estado estão envolvidas, os romeiros estão ansiosos, a população anseia por esse momento. É grande a expectativa de juntos fazermos uma linda festa, de reencontro, retomada e muita fé”, diz.
Vale destacar que, entre os dias da festa, de 17 a 25 de abril, haverá dois feriados: 21, que é nacional, Dia de Tiradentes, e o outro dia 25, feriado estadual de Nossa Senhora da Penha. Com isso, a expectativa é que público esteja ainda mais presente na programação do evento.
A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. O evento é uma realização do Convento da Penha, Arquidiocese de Vitória e da Associação de Amigos do Convento da Penha. *fonte: Folha Vitória