Economia

Dólar recua e fecha a R$ 5,80, com mercado de olho em Trump e Powell; Ibovespa sobe

O dólar fechou em queda nesta quinta-feira (17), cotado a R$ 5,80, conforme os investidores repercutiram as mais recentes falas do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, e a reação negativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

As negociações dos Estados Unidos com os demais países do mundo, em meio ao tarifaço de Trump, também seguiram no radar. Na quarta (16), Powell, afirmou que as tarifas impostas por Trump atingiram um nível maior do que o esperado, indicando que a guerra tarifária pode complicar a capacidade da instituição de controlar a inflação.

Trump não gostou e disse que Powell está “sempre muito atrasado e errado” em relação à condução da política de juros nos EUA e que as tarifas estão deixando o país rico. Além disso, o republicano também afirmou que espera novos cortes de juros por parte do Fed em breve.

Embora agentes do mercado financeiro acreditem que o Fed possa cortar os juros ainda neste ano, a política tarifária de Trump gera incertezas. Isso porque o aumento das tarifas tende a pressionar os preços e a aumentar a inflação — potencialmente forçando o BC norte-americano a subir os juros do país novamente.

Juros maiores nos EUA podem encarecer o dólar, porque aumentam a rentabilidade dos títulos públicos do país, ainda considerados o investimento mais seguro do mundo. “O Fed está esperando para ver como as coisas vão se desenrolar antes de tomar qualquer tipo de medida em relação às taxas [de juros]”, declarou o chefe do Federal Reserve nesta quarta.

O mercado também seguiu repercutindo os novos desdobramentos do tarifaço de Trump, com o presidente norte-americano sinalizando que tem avançado nas negociações com parceiros comerciais de diferentes países.

Na véspera, autoridades dos EUA e do Japão iniciaram uma negociação comercial entre os países, à medida que Tóquio busca reduzir ou eliminar a tarifa “recíproca” imposta por Trump. O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, encerrou em alta.

Categorias
Economia