Brasil

ONS reforça geração térmica para garantir energia no segundo semestre de 2025

© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em conjunto com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), determinou o aumento da geração termelétrica e a permanência das usinas em estado de prontidão. A medida visa garantir o abastecimento de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) durante o período seco e na transição para o período úmido de 2025/2026.

Essa ação faz parte das estratégias operacionais do ONS para assegurar o fornecimento de energia elétrica no segundo semestre de 2025, atendendo de forma plena à demanda por carga e potência da população brasileira.

O ONS é responsável por coordenar e supervisionar a operação das instalações de geração e transmissão de energia no SIN. Já o CMSE atua monitorando o setor elétrico e sugerindo ações que assegurem a confiabilidade e segurança do fornecimento.

Medidas recomendadas

Durante a reunião ordinária do CMSE realizada em junho, o ONS apresentou uma série de recomendações para garantir o fornecimento de potência no segundo semestre e iniciar a recuperação dos reservatórios na região Sul.

Entre as medidas destacadas estão o uso estratégico da capacidade de modulação das hidrelétricas do rio São Francisco, o aproveitamento da usina de Itaipu e o aumento da produção das usinas termelétricas.

O comitê também decidiu manter a vigilância sobre o subsistema Sul, que vem sofrendo com a redução dos níveis dos reservatórios devido a condições climáticas adversas registradas nos últimos meses.

“Apesar da expectativa de melhora nos níveis dos reservatórios da região Sul a partir de agosto, continuamos monitorando de perto. A garantia do suprimento de potência no segundo semestre permanece como prioridade, e diversas ações foram propostas para assegurar o atendimento à demanda”, afirmou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

Fonte: Agência Brasil

Categorias
BrasilEconomia