Economia

De café a pimenta e pescados: Veja como o tarifaço de Trump ainda afeta produtos de exportação do ES

Mesmo após as mudanças de flexibilização de alguns itens que escaparam da tarifa de 50% ao Brasil anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alguns setores da economia do Espírito Santo ainda seguem afetados e sofrem impactos diretos. O estado capixaba é o segundo do país que mais exportou produtos para o país em 2024.

Nesta quarta-feira (30), o governo americano publicou o decreto que retirou quase 700 produtos da lista da taxação, alguns com peso na pauta de exportação do Espírito Santo, como aço e quartzito. Por outro lado, alguns produtos ainda mantiveram a sobretaxa, como café, pescados e suco de laranja.

Veja produtos capixabas que serão afetados pela taxação dos EUA:

☕ Café

🌶️ Pimenta-do-reino

🫚 Gengibre

🪨 Rochas naturais

🐟 Pescado

🌱 Mamão

🎻 Instrumentos musicais

Os sete produtos mais exportados pelo estado capixaba no ano passado, segundo dados do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) foram: café, rochas, aço, celulose, minério de ferro e ferro. Dessa lista, apenas um foi totalmente tarifado: o café.

As rochas naturais, segundo item mais enviado para fora, será afetado apenas em parte, já que na lista de isenção entrou apenas um mineral, o quartzito, segundo a Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas). O quartzito representa 40% das rochas exportadas, o restante segue sendo tarifado.

Outros produtos como o mamão e instrumentos musicais de corda também serão impactados. No Porto de Vitória, por exemplo, vários contêineres estão parados há dias aguardando como os empresários americanos vão se comportar a partir de agora.

Entre os instrumentos musicais exportados, estão arcos de violino, contrabaixo e violoncelo. Mas o governo não detalhou quantidade nem valores.

Além das exceções anunciadas pelo presidente Trump, a data de início das mudanças também foi alterada, passado do dia 1º de agosto para a próxima quarta-feira (6).

Categorias
EconomiaEsp. Santo