Brasil

Bolsonaro realiza primeiros exames médicos desde prisão domiciliar em Brasília

© Valter Campanato/Agência Brasil
© Valter Campanato/Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou neste sábado (16), em Brasília, por uma bateria de exames clínicos — os primeiros desde que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou sua prisão domiciliar.

De acordo com boletim divulgado pelo hospital DF Star, os testes laboratoriais e de imagem foram feitos para investigar episódios recentes de febre, tosse e refluxo. Os resultados identificaram sinais de inflamações no sistema digestivo — no esôfago e na mucosa estomacal — além de resquícios de infecções pulmonares.

“O exame de imagem revelou vestígios de duas infecções pulmonares recentes, possivelmente ligadas a episódios de broncoaspiração”, informaram os quatro médicos responsáveis pelo relatório.

Já a endoscopia constatou a permanência de esofagite e gastrite, em intensidade menor, mas que ainda exigem tratamento contínuo. A equipe reforçou a necessidade de Bolsonaro seguir com a medicação para refluxo, manter o controle da pressão arterial e adotar cuidados preventivos contra novos episódios de broncoaspiração.

Prisão domiciliar

Desde o início da prisão domiciliar, no dia 4, esta foi a primeira vez que Bolsonaro deixou sua residência, localizada em um condomínio no Lago Sul, em Brasília.

Ao autorizar a saída, Moraes estabeleceu que o ex-presidente deveria permanecer fora por, no máximo, oito horas, além de apresentar em até 48 horas um atestado comprovando os procedimentos médicos realizados.

Bolsonaro chegou ao DF Star às 9h e recebeu alta às 13h58, após passar por diferentes exames. O ex-presidente mantém acompanhamento médico frequente desde 2018, quando sofreu um atentado a faca durante a campanha eleitoral, que resultou em graves lesões no abdômen e sucessivas cirurgias nos intestinos delgado e grosso.

Fonte: Agência Brasil

Categorias
Brasil