Policial

Marujo e mais três réus são condenados por morte de barbeiro

Após mais de 15 horas de julgamento, Fernando Moraes Pereira Pimenta, o Marujo, e outros três réus foram condenados  pelo assassinato do barbeiro Maiky Ferreira dos Santos Pereira, em Vitória. A sentença foi lida no final da noite de quarta-feira (17), no Fórum de Vitória. Além de Marujo, foram condenados Thiago Henrique Ferreira dos Santos Quintino, Marcos Antônio Barbosa Passos e Alan Tiago de Souza.

Inicialmente, a previsão era de que o júri popular dos quatro réus se estendesse por até três dias, mas o julgamento foi finalizado em uma única sessão ao longo da quarta-feira. Marujo foi interrogado por videoconferência, pois está preso na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná.

Os réus foram condenados por homicídio qualificado, associação criminosa e corrupção de menores. Vejas penas de cada um:

  • Fernando Moraes Pereira Pimenta, vulgo “Marujo”, líder e mandante do crime – condenado a 34 anos e 10 meses de prisão.
  • Thiago Henrique Ferreira dos Santos Quintino, vulgo “Banguela” ou “BG” – condenado a 25 anos e um mês de prisão.
  • Marcos Antônio Barbosa Passos, vulgo “Feinho” ou “Feio” – condenado a 32 anos e três meses de prisão.
  • Alan Tiago de Souza, vulgo “Neguinho São Pedro” – condenado a 27 anos e um mês de prisão.

Relembre o caso

Mayki Ferreira dos Santos Pereira foi assassinado a tiros dentro de uma barbearia no bairro Nova Palestina, em Vitória. Marujo foi apontado como mandante do assassinato, que teria ligação com disputa pelo tráfico de drogas, os outros três réus seriam os executores do crime, que também teve participação de um adolescente.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), os réus e o adolescente coautor do homicídio fazem parte do grupo criminoso denominado “Trem Bala”, do PCV, que exerce o domínio do narcotráfico de diversos bairros do município de Vitória. A participação de Marujo no crime já era apontada desde 2021 e em 2024 ele foi denunciado pelo MPES.

Categorias
Policial