Economia

Acesso Cidadão chega a mais de 500 mil usuários cadastrados

O Acesso Cidadão – recurso que permite ao internauta adotar apenas uma senha para utilizar os serviços digitais do Governo do Estado – ultrapassou o número de 500 mil usuários cadastrados. Desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), a ferramenta atingiu, no primeiro trimestre deste ano, a marca de 525 mil acessos.

Por meio do login único, os capixabas têm mais facilidade para obterem informações sobre diversas iniciativas do Poder Executivo Estadual. Isso é possível porque Acesso Cidadão está integrado a vários serviços digitais, como:

ES na Palma da Mão



Com versões gratuitas para Android e iOS, o app propicia verificar o horário de chegada dos ônibus do Transcol nos pontos da Grande Vitória e consultar as multas e o número de pontos da CNH.

O aplicativo também viabiliza pesquisar informações no Diário Oficial, conferir as principais notícias do Governo e consultar os processos registrados no Sistema Eletrônico de Protocolo (SEP). Atualmente, o ES na Palma da Mão possui 7.232 usuários ativos.

Seleção de DT

O sistema possibilita que o cidadão se inscreva nos processos seletivos de Designação Temporária (DT) do Governo do Estado e acompanhe todas as fases de cada seleção. Em 2017, a ferramenta registrou mais de 225 mil inscrições.

Sistema Seleção Aluno

A solução permite que os estudantes se inscrevam em cursos de promovidos por órgãos governamentais, como o Pré-Enem, os cursos técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Sedu) e o Pronatec. No ano passado, foram realizadas 25.629 inscrições pela ferramenta.

SIGEST – Jovens Valores

O sistema é responsável pelas informações do Programa Jovens Valores, que centraliza as inscrições de estudantes de nível médio e superior para estágio nos órgãos do Poder Executivo Estadual.

Processo Digital

Esse sistema faz a gestão dos processos digitais e prioriza colaborar na implantação do conceito de Governo Digital no Espírito Santo. Os principais objetivos são eliminar a tramitação física de processos e dar mais celeridade à prestação de serviços para os cidadãos e os empreendedores.

Como criar uma conta

Criado em 2014, o Acesso Cidadão exige alguns procedimentos para abrir uma conta. O primeiro é visitar o site www.acessocidadão.es.gov.br. Na página inicial, clique em “Criar uma Conta”. Depois, digite o CPF e clique em “Próxima Etapa”. Em seguida, o internauta deve inserir os dados pessoais e criar uma senha. O usuário ainda pode fazer o login utilizando as contas do Facebook e do Google.

Para o presidente do Prodest, Paulo Henrique Rabelo Coutinho, o Acesso Cidadão é uma prova de que a tecnologia pode aproximar o Governo da população. “Hoje, os recursos de TI são fundamentais para a administração pública ser mais ágil e acessível para os cidadãos. Isso faz com que o Prodest tenha uma grande importância para o Poder Executivo Estadual”, destacou.

Categorias
EconomiaEstado
------- PUBLICIDADE -------

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


silk pantiescolored contactscolored contact lensesmakeup brushescolor contactsnail stickerscolor contact lenseshalloween contactscoloredcosplay contactsprescription colored contactsred contactsblack contactsbuy contact lenses onlineblue contactsnon prescription colored contactshalloween contactshalloween contact lensesanime halloweenprescription halloween contacts