Anvisa aprova novos medicamentos para diabetes tipo 1, câncer de mama e angioedema hereditário

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro de novos medicamentos destinados ao tratamento do Diabetes Tipo 1, do Câncer de Mama e do Angioedema Hereditário. As autorizações foram publicadas no Diário Oficial da União na última segunda-feira (9).
Entre os medicamentos aprovados está o Tzield (teplizumabe), indicado para retardar o início do diabetes tipo 1 no estágio 3 em pacientes adultos e pediátricos a partir de 8 anos que já estejam no estágio 2 da doença.
O diabetes tipo 1 é uma enfermidade autoimune crônica, geralmente diagnosticada na infância, que pode aumentar o risco de complicações graves, como problemas cardíacos, renais e oculares.
Tratamento para câncer de mama
Outro medicamento autorizado foi o Datroway, indicado para o tratamento de pacientes adultos com câncer de mama irressecável ou metastático, com receptor hormonal positivo e HER2 negativo.
A medicação é recomendada para pacientes que já passaram por terapia endócrina e por pelo menos uma linha de quimioterapia para tratar a doença em estágio avançado ou que já tenha se espalhado para outras partes do corpo.
Medicamento para doença genética rara
A agência também aprovou o registro do Andembry (garadacimabe), indicado para a prevenção do angioedema hereditário.
Essa doença genética rara provoca episódios recorrentes de inchaço súbito e doloroso em diferentes partes do corpo, podendo afetar a pele, as mucosas e órgãos internos.
Com a aprovação da Anvisa, os medicamentos passam a ter autorização para comercialização no Brasil, ampliando as opções terapêuticas disponíveis para pacientes que enfrentam essas condições.
Fonte: Agência Brasil