Em destaque

Câmara de São Gabriel da Palha aprova abertura de CPI para investigar denúncia de pagamento de propina a vereadores

Representantes da Maçonaria, igreja católica, movimento estudantil, Rotary, Lions Club e associação de moradores lotaram o plenário e acompanharam a votação do pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar uma denúncia envolvendo dois vereadores.

A Câmara de Vereadores de São Gabriel da Palha retornou do feriado prolongado a todo vapor, nesta quinta-feira (7), pós carnaval foi realizada a segunda sessão ordinária de 2019, representantes da Maçonaria, igreja católica, movimento estudantil, Rotary, Lions Club e associação de moradores lotaram o plenário e acompanharam a votação do pedido de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar uma denúncia envolvendo dois vereadores, o presidente da casa, Tiago Santos (Progressista) e o vereador Wagner Lucas (SD), ambos acusados do recebimento de propina pelo empresário Henrique Barreto, da empresa HB Rodeios, alguns audios de conversas gravadas entre o empresário e os vereadores foram divulgados nas redes sociais recentemente.

De acordo com a denúncia feita ao Ministério Público Estadual, os vereadores Tiago Santos e Wagner Lucas são acusados de terem recebido cerca de R$ 10 mil do empresário Henrique Barreto para influenciar na escolha de sua empresa para realizar um rodeio na cidade em 2018, o pagamento teria sido intermediado por um assessor. Após a denúncia, um grupo de vereadores protocolaram no último dia 26 de fevereiro o pedido de abertura de CPI,  o pedido foi lido e aprovado logo no começo da sessão por 11 votos favoráveis, apenas os dois vereadores acusados não votaram por serem partes interessadas.

O vereador Leandro Bragato (PHS), foi um dos que assinou o pedido para investigar a conduta dos vereadores citados na denúncia, “Ninguém aqui está com demagogia ou politicagem e muitos vereadores votaram a favor hoje porque a sociedade está aqui, cobrando. Eu, se fosse você, presidente, renunciaria ao mandato. Essa é uma forma da população voltar a acreditar nesta Câmara. Ninguém é 100% correto, mas temos que tentar ao máximo andar em linha reta”, afirmou.

O vereador Getúlio Filho (PDT), também votou favorável a abertura da CPI, segundo ele os trabalhos da investigação deve ser transparente, “Assinei a CPI  e disse ao Jornal Momento, se a denuncia fosse contra mim ou qualquer outro vereador eu também assinaria, a CPI é para apurar a denúncia, espero que essa não seja uma CPI política pois logo depois de assinar  recebi mensagens de que existiam pessoas interessadas em beneficiar suplentes oferecendo propina para a entrega de provas, gostaria que essa CPI fosse tão imparcial quanto a investigação feita pelo Ministério Público, volto a dizer, tem que ser investigado, a população quer saber a verdade”, disse o vereador.

“Eu espero que todos os fatos sejam apurados e a verdade venha a tona, e tudo seja esclarecido, se ao final das investigações for provada a inocência dos senhores eu serei o primeiro a me manifestar, se houve a denúncia tem que haver investigação”, comentou o vereador Luiz Vial.

O vereador Tiago Santos, citado na denúncia foi o último a discursar e rebateu, “Gostaria de dizer publicamente que não devemos acreditar em tudo que ouvimos. Há embutes que sempre serão ditos e verdades que jamais serão pronunciadas, eu acredito na imparcialidade, na apuração e sempre peço que a vingança não seja usada para fazer injustiça”, completou o vereador.

Baseado no regimento Interno da Câmara, o presidente da Câmara tem um prazo de três dias úteis a contar dessa sexta-feira (8), para publicar no Diário Oficial o Ato com com a nomeação dos vereadores Leandro Bragato, Luiz Vial e Tiago Rocha, como membros da CPI. O vereador Wagner Lucas, citado na denúncia não se pronunciou sobre o assunto.

Leia também:

CPI vai investigar denúncia de pagamento de propina a vereadores de São Gabriel da Palha

 

Ministério Público investiga denúncia de pagamento de propina a dois vereadores de São Gabriel da Palha

Categorias
Em destaqueNotícias
FACEBOOK