Política

“Careca do INSS” Depõe à CPMI Nesta Segunda-Feira em Brasília

© José Cruz/Agência Brasil
© José Cruz/Agência Brasil

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou neste domingo (14) que o empresário Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, participará da sessão da comissão marcada para a tarde de segunda-feira (15).

Antunes foi preso pela Polícia Federal na última sexta-feira (12), suspeito de envolvimento em um esquema nacional de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Carlos Viana afirmou ter conversado com o advogado de defesa do investigado, Cleber Lopes.

“O suspeito confirmou que deseja comparecer à CPMI para apresentar sua versão sobre o escândalo do INSS. Esperamos uma colaboração voluntária para que ele detalhe tudo o que sabe”, declarou o senador.

Decisão do STF e novos depoimentos

No sábado (13), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, decidiu que a ida de investigados à CPMI será facultativa, ficando a critério de cada um.

Outro empresário preso na mesma operação, Maurício Camisotti, também deve ser ouvido pela comissão, em sessão marcada para a manhã de quinta-feira (18).

Esquema de segurança reforçado

Para o depoimento do Careca do INSS, será montada uma operação especial de segurança. O investigado será conduzido sob escolta da Polícia Federal até o Congresso Nacional, onde ficará sob responsabilidade da Polícia Legislativa.

Segundo Carlos Viana, o investigado será levado diretamente a uma sala reservada ao lado do plenário da CPMI, conforme previsto na decisão do ministro André Mendonça.

Ressarcimento aos segurados

O Ministério da Previdência Social informou, ainda na sexta-feira (12), que já foram devolvidos cerca de R$ 1,29 bilhão a aposentados e pensionistas que tiveram valores descontados de forma ilegal por meio de mensalidades associativas vinculadas ao esquema fraudulento.

Fonte: Agência Brasil

Categorias
Política