Esp. Santo

Casagrande atravessa ciclovia e avalia primeiros dias de mudanças na Terceira Ponte

Inaugurada no último domingo (27) e liberada para a população na segunda-feira (28), a ciclovia da Terceira Ponte já está sendo usada por muitos capixabas. Nesta quinta-feira (31), um dos ciclistas que fez a travessia de Vila Velha para Vitória foi o governador do Estado, Renato Casagrande. Ao chegar a Vitória, Casagrande expressou entusiasmo com as recentes melhorias na mobilidade urbana. Por conflito de agendas, o governador explicou que só conseguiu realizar o trajeto a trabalho nesta quinta e falou da experiência.

“É uma travessia normal. Não vou dizer que é suave. Na subida, tem que ter um esforço. Uma bicicleta de marcha, naturalmente, ajuda muito. Mas quem não conseguir subir, pode descer e ir empurrando. As pessoas podem vir trabalhar pela ciclovia, podem usar para o lazer, para apreciar as paisagens lindas do Espírito Santo. Tem um visual geral no vão central. A ciclovia é um sucesso”, comentou Casagrande sobre a experiência de percorrer a ciclovia.

Ele ressaltou, também, que a ciclovia oferece uma nova opção para a população, seja para o transporte cotidiano ou para o lazer, permitindo que as pessoas apreciem as belas paisagens.  Ao falar sobre a eficácia da nova configuração de faixas na Terceira Ponte, que passou de quatro para seis, o governador destacou que a mudança já surtiu efeito positivo. “Reduziu o trânsito em Vila Velha e Vitória. O fluxo é mais rápido, a mobilidade é muito mais eficiente. Uma faixa a mais permitiu que a gente pudesse reduzir a retenção de veículos no acesso à ponte. Todos já estão testemunhando o efeito e a eficiência do que fizemos”.

No entanto, Renato Casagrande também abordou a questão dos motoristas que invadem a faixa exclusiva na Terceira Ponte, destinada a veículos de serviço e motocicletas. Ele enfatizou que, atualmente, o foco é educativo. “Nesse primeiro momento é um trabalho educativo. A linha verde é para veículos de serviço, motocicleta. Automóvel continua com duas faixas. A grande maioria respeita a linha e não atravessa para a linha verde. Neste momento é educativo e futuramente, vamos estabelecer uma punição.”

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semobi), a nova configuração de faixas da Terceira Ponte fez com que houvesse um aumento de até 40% na capacidade de fluxo na via. Duas faixas de cada lado são destinadas a todos os tipos de veículos. Já a faixa da direita de cada sentido, demarcada com linha contínua, é destinada à ônibus, caminhões, viaturas, ambulâncias, táxis e motos. *Conteúdo Folha Vitória

Categorias
Esp. SantoNotícias