Geral

Chefe de milícia do Rio é preso no interior de Barra da São Francisco

Na manhã dessa sexta-feira (01), em uma operação integrada que durou nove dias, os policiais do 11º Batalhão da Polícia Militar e policiais civis da 14º Delegacia Regional de Barra de São Francisco prenderam um homem, de 43 anos, conhecido como “Duim”. O criminoso, considerado um dos chefes de uma organização criminosa com características de milícia e grupo de extermínio no município de Queimados, na Baixada Fluminense, estava foragido da Justiça com vários mandados de prisão em aberto e buscava se esconder no Espírito Santo.

A operação, que contou com o trabalho de inteligência e cerco tático, foi resultado da exemplar cooperação entre a Polícia Civil, por meio da 14ª Delegacia Regional, sob a coordenação do Delegado Robson Peixoto, e a Polícia Militar, representada pela Força Tática do 11º BPM. A investigação teve ainda o apoio técnico especializado da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos.

“Duim” é apontado como integrante do grupo autointitulado “Caçadores de Gansos”, conhecido por praticar a “limpeza social” em Queimados, executando supostos traficantes, usuários de drogas e assaltantes. O grupo é investigado pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) desde 2016 e sua atuação é associada ao aumento expressivo do número de homicídios na região, que quase quadruplicou entre 2010 e 2016.

A ficha criminal de acusado inclui homicídio qualificado, extorsão, extorsão mediante sequestro e constituição de milícia privada. Entre os crimes atribuídos a ele, está o sequestro e tortura de um chefe do tráfico em 2020. A captura representa um importante golpe contra o crime organizado, mostrando que as forças de segurança não darão espaço para milicianos.

A prisão ocorreu após as equipes o localizarem em uma área de vegetação. Ao se ver cercado, o alvo se rendeu após negociação. Ele foi detido, algemado para garantir a integridade física de todos e conduzido à autoridade policial, sendo posteriormente entregue ao sistema penitenciário estadual.

Categorias
GeralPolicialRegional