Notícias

Comandante da PM em São Gabriel da Palha dá orientações para evitar golpes e roubos contra o patrimônio

O comandante da Polícia Militar em São Gabriel da Palha, capitão Amorin, falou sobre uma ocorrência registrada na última semana, quando um idoso foi vítima do famoso golpe da “encaixadinha”, o comandante deu orientações à população para que nao caiam nesse tipo de golpe. ” É importante frisar para o cidadão gabrielense a respeito dos cuidados que devem possuir com os seus bens patrimoniais. Vale ressaltar que, para se precaver de uma maneira geral dos crimes contra o patrimônio (furto, roubo, …), é primordial a participação ativa da comunidade com o fim de inibir a prática criminosa”, destacou o comandante.

“Primeiramente é preciso observar aquelas pessoas que estão em seu entorno, pois o criminoso age nas oportunidades em que a vítima está mais vulnerável, naqueles momentos de distração. Isso em qualquer contexto, na entrada ou saída em uma garagem, ao parar o veículo no trânsito, ao sair de um estabelecimento comercial, dentre outros casos onde é propícia a ação do criminoso. Outra conduta de prevenção é a percepção do ambiente que facilita o cidadão em se tornar vítima, seja em locais pouco iluminados, ainda nessas regiões a pessoa trafegando em certas regiões sozinhas, principalmente mulheres, ainda pior no período noturno. Portanto, como forma de alavancar a segurança e o bem-estar no cidadão é satisfatória pensar o mínimo, e tomar medidas que não favoreça o crime”.

O comandante acrescentou, “Uma prática infeliz de muitas pessoas despreocupadas com o seu patrimônio, principalmente com relação às motos, é deixar o veículo com a chave na ignição, e em um local com pouca ou nenhuma vigilância. Isso também cabe para outros objetos que possuem um maior valor agregado, como celulares e computadores, ao carregar a bateria ou deixar afastado da sua zona de observação. Nesse sentido é fundamental termos um maior zelo com esses materiais que são alvos principais de meliantes”.

Sobre o golpe aplicado contra um idoso na saída de uma agência bancária na última semana, capitão Amorin destacou: “Na situação em específico nos bancos, reitero aquelas condutas mencionadas anteriormente, e vale lembrar que estamos em um momento da digitalização do dinheiro, um contexto que traz mais segurança, uma ferramenta que evitaria um golpe como aconteceu na última terça no município, e felizmente a Policia Militar conseguiu capturar e recuperar o dinheiro da vítima. Contudo, é extremamente recomendável que o cidadão tenha o conhecimento em manejar os aplicativos para não incorrer em futuros transtornos por falta de habilidade na tecnologia”.

“Vale salientar que a Policia Militar está a disposição para quaisquer orientação e demandas da comunidade. E para o cidadão gabrielense, este comandante está de portas abertas aqui na 2ª Companhia, ressaltando que estamos arduamente trabalhando para atender da melhor forma possível, com o objetivo de levar sensação de segurança, e consequentemente mais qualidade de vida”, frisou o comandante.

Categorias
NotíciasPolicialSão Gabriel da Palha