Em evento da PM, Ricardo Ferraço destaca eficácia de valorização das forças de segurança

Presente em Vila Valério, nessa quarta-feira (24), para as comemorações pelo 4º aniversário da criação da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar, que atende os municípios de Jaguaré e Vila Valério, o vice-governador Ricardo Ferraço enalteceu a corporação por seus 191 anos de serviços e ressaltou a eficácia dos investimentos do Governo do Estado em segurança pública.
“Eu estou me referindo à aquisição de meios, de equipamentos, armamento, munição, paiol cheio, viatura para que a gente possa dar conta das tarefas das nossas forças de segurança”, afirmou. “Porque nós estamos permanentemente nas comunidades para defender as famílias capixabas, defender as mulheres e homens de bem”.
Ferraço citou como exemplo os bons resultados dos investimentos nos novos totens de segurança, que estão sendo instalados na Grande Vitória e que Ricardo disse que a tecnologia será levada para mais municípios. “Nós estamos fazendo 60 dias dessa experiência no Espírito Santo e nós já retiramos do convívio social mais de 400 pessoas procuradas pela polícia do nosso Estado e pela polícia de outros estados”, calculou.
O vice-governador é o coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e não raras são as vezes em que participa de operações de segurança feitas de surpresa nos municípios, onde faz questão de estar para dar o comando.
O vice-governador destacou ainda a integração entre as forças de segurança e delas com as comunidades, prefeituras e lideranças locais como um dos pilares do Estado Presente. “Outro pilar é a valorização das nossas forças de segurança. Nós estamos na antessala de fazer a maior recomposição do efetivo da Polícia Militar que um governo fez na sua história”, disse.
“Entre 2022 e 2026 nós teremos ampliando o nosso efetivo da Polícia Militar em 3.650 mulheres e homens. Mil policiais formados ano passado, mil policiais que vamos em novembro, mais 650 ano que vem e o nosso governador já autorizou mais mil policiais para concurso público”, listou Ferraço.
Ricardo também teceu elogios para a Polícia Civil e contou que vai haver contratação também para aumentar o efetivo da PC. “Nós estamos na antessala também de realizar o maior concurso de uma só vez. Serão aproximadamente 1.100 policiais para ampliar o efetivo da nossa Polícia Civil no Estado do Espírito Santo. Porque todos nós precisamos reconhecer o papel e o trabalho da nossa Polícia Civil”, antecipou.
“Hoje nós temos uma Polícia Penal tomando conta e fazendo a gestão do nosso sistema prisional. E a nossa Polícia Científica também, que é muito importante. Com essa expansão e valorização das nossas forças de segurança estão produzindo resultados muito importantes.
Mais números
Recentemente o Governo do Estado anunciou a contratação de até 4,8 mil câmeras corporais que serão utilizadas pelas forças de segurança do Espírito Santo a partir deste ano; 38 totens de um total de 40 já foram instalados na Grande Vitória; o reconhecimento facial já conta com mais de 500 equipamentos em funcionamento; em agosto o governo entregou mais 2.325 pistolas glock à Polícia Militar; mais 105 militares foram formados e ingressaram no Corpo de Bombeiros.