EUA revogam vistos de Alexandre de Moraes, familiares e aliados, anuncia Marco Rubio

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, informou nesta sexta-feira (18) que decidiu cancelar os vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, de seus familiares e de supostos aliados na Corte. A declaração não especifica quais outros ministros seriam afetados pela decisão.
O anúncio foi feito pouco depois de a Polícia Federal realizar uma operação de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que também passou a cumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e recolhimento domiciliar noturno.
Segundo Rubio, Moraes estaria promovendo perseguições políticas contra Bolsonaro e censura no Brasil. “A perseguição conduzida por Alexandre de Moraes contra Jair Bolsonaro criou um ambiente de repressão e censura que afronta os direitos dos brasileiros e impacta também cidadãos americanos. Determinei a revogação imediata dos vistos de Moraes, de seus familiares e aliados no STF”, afirmou o secretário.
Até o momento, o Supremo Tribunal Federal não se pronunciou oficialmente sobre a revogação dos vistos.
Contexto das medidas cautelares
As restrições impostas a Bolsonaro fazem parte de um inquérito em que Eduardo Bolsonaro, deputado federal e filho do ex-presidente, é investigado por ter buscado apoio do governo do ex-presidente norte-americano Donald Trump para retaliar o governo brasileiro e ministros do STF. A intenção seria impedir o avanço da ação penal que apura uma tentativa de golpe de Estado.
Eduardo Bolsonaro está licenciado do mandato desde março e se encontra nos Estados Unidos, alegando estar sendo perseguido politicamente. Sua licença parlamentar termina neste domingo (20).
Fonte: Agência Brasil