Mundo

Geólogos britânicos identificam pulsos rítmicos semelhantes a batimentos cardíacos sob a região de Afar, na África

© Derek Keir/Divulgação
© Derek Keir/Divulgação

Uma equipe de geólogos do Reino Unido identificou pulsos rítmicos sob a região de Afar, localizada entre a Etiópia e Uganda, que vibram em uma frequência semelhante aos batimentos de um coração humano.

A descoberta foi divulgada em junho pela renomada revista científica Nature. O artigo é resultado do trabalho de 16 pesquisadores, com destaque para a geóloga Emma J. Watts.

Sob a crosta terrestre da região de Afar, existe uma coluna de magma (rocha derretida) que sobe em pulsos do interior profundo da Terra em direção à superfície. Esses movimentos podem estar diretamente ligados à formação de uma fenda geológica que, gradualmente, está dividindo o continente africano. Caso o processo continue, poderá surgir um novo oceano e transformar parte da Etiópia em uma ilha isolada.

Convergência de falhas tectônicas

Afar é uma área geologicamente singular, pois ali se encontram três importantes fendas tectônicas: a da Etiópia, a do Mar Vermelho e a do Golfo de Áden.

Com o passar de milhões de anos, o afastamento das placas tectônicas faz com que a crosta terrestre se estique, afine e eventualmente se quebre, formando os chamados riftes — estruturas típicas de regiões onde a crosta está se separando.

Segundo os cientistas, esses pulsos detectados no manto terrestre são impulsionados pelo movimento das placas tectônicas que influenciam as profundezas do planeta.

Para a análise, os pesquisadores estudaram mais de 130 amostras de vulcões recentes — formações resultantes do material do manto que emergiu há menos de 2,6 milhões de anos. Essas amostras foram comparadas com rochas mais antigas, permitindo identificar as transformações químicas ocorridas ao longo do tempo.

Com base nesses dados, os cientistas agora buscam compreender melhor a frequência desses pulsos e os impactos que eles podem gerar na superfície da Terra.

Fonte: Agência Brasil

Categorias
Mundo