Notícias

Getúlio Filho quer que as sessões da câmara voltem a ser transmitidas e cidadãos usem a tribuna livre

O vereador disse que não concorda com as medidas impostas e classificou como retrocesso da política moderna.

Na sessão da Câmara de Vereadores dessa teça-feira (14), o vereador Getúlio Filho (PDT), criticou o ato assinado pelo presidente da casa de leis e membros da mesa, que suspendeu a transmissão ao vivo das sessões e proibiu os cidadãos de usarem a tribuna livre, embora faça parte da mesa diretora, Getúlio Filho disse que não concorda com as medidas impostas e classificou como retrocesso da política moderna, que tem como base a transparência.

Durante seu pronunciamento na sessão de ontem, o vereador pediu ao presidente da Câmara, o vereador Tiago dos Santos (PP), que revogasse o ato, para que os cidadãos pudesse usar a tribuna livre  e as sessões voltassem a ser transmitidas ao vivo pela internet á partir da próxima sessão.

A transmissão das sessões e o uso da tribuna livre pela população foram proibidas desde o último dia 27 de julho com a apresentação do Ato 001/2018, que estabelecia que durante o período eleitoral até término do recesso parlamentar nenhum cidadão poderia usar a tribuna livre e as sessões não poderiam ser gravadas e transmitidas pela internet ou canal de rádio e televisão. A Câmara considera que a medida é para evitar o uso do plenário para fins eleitoreiros.

“O principal desafio da política é ganhar a confiança da população novamente, depois de tudo que aconteceu nos últimos anos em nosso país. A transmissão das sessões ao vivo na internet foi um grande avanço para o poder legislativo de São Gabriel da Palha. E o ato de proibir a transmissão das sessões ao meu ver vai na contramão desse desafio.



Acredito que as sanções para quem usar a tribuna a favor de um candidato existem e aquele que não cumprir deverá ser punido conforme a lei. Por tanto não justifica o ato. Quero deixar claro para todos que sou contra proibir a transmissão das sessões. A transparência é um princípio básico da política moderna, por tanto, deixo aqui o meu posicionamento sobre esse tema”, disse  Getúlio Filho.

Categorias
Notícias
Facebook Pagelike Widget
------- PUBLICIDADE -------