Política

Comitiva do governo acompanha obras de transposição do rio São Francisco

© Divulgação/Ministério da Integração Nacional
© Divulgação/Ministério da Integração Nacional

Uma comitiva do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional deu início a uma série de inspeções técnicas e visitas às construções do projeto de integração do rio São Francisco, abrangendo cidades em Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Batizada de Caminho das Águas, a expedição terá duração de quatro semanas.

No domingo (25), o ministro Waldez Góes visitou a Estação de Bombeamento 1, em Cabrobó (PE), ponto inicial de captação de água para o eixo norte da transposição. Concluída em 2015, a estrutura receberá melhorias. Atualmente equipada com dois conjuntos de motobombas, que operam com capacidade de cerca de 25 metros cúbicos por segundo, a estação passará por uma ampliação. Na quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará, em Salgueiro (PE), a ordem para o início dessas obras.

“Estamos acompanhando diversos projetos e autorizando novas etapas. Nosso objetivo é fortalecer a infraestrutura hídrica, garantindo água para consumo humano e produção agrícola, enquanto preservamos o rio São Francisco. Tudo isso faz parte do planejamento da comitiva”, afirmou o ministro.

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, também participou das visitas e enfatizou o impacto econômico do projeto. “A transposição permitiu a irrigação de áreas antes inviáveis. Hoje, Pernambuco lidera a exportação de frutas no Brasil, respondendo por quase 25% do total, graças às águas do São Francisco”, destacou.

A comitiva também conheceu a Barragem da Serra do Livramento, com capacidade de armazenar cerca de 19 milhões de metros cúbicos. A obra beneficia agricultores como Emilson Pereira, que há dez anos cultiva mamão, maracujá, cebola, limão e outras culturas na região. “Ver essa água fluindo me emociona. Antes, aqui era só um terreno seco. Quando comecei a trabalhar a terra, me chamaram de louco, mas eu acreditei que o canal seria construído”, relatou.

Nesta segunda-feira, o grupo segue para Mauriti (CE), onde será inaugurado um sistema de abastecimento de água local.

Sobre a transposição
Iniciado em 2007, o projeto de integração do rio São Francisco se estende por 477 quilômetros, divididos em dois eixos: o Norte, com 260 quilômetros, e o Leste, com 217. Com investimentos de R$ 12 bilhões, incluindo sistemas complementares de distribuição, a iniciativa promove o acesso à água em diversas regiões.

Fonte: Agência Brasil

Categorias
Política