Notícias

Hacker invade servidor de informática da Prefeitura de São Gabriel da Palha e rouba dados

O servidor de informática da Prefeitura de São Gabriel da Palha foi invadido por um hacker durante o final de semana, e teve o banco de dados roubado além do bloqueou do acesso á rede, deixando todos os setores da Prefeitura sem acesso aos dados contábeis, fiscais e financeiros, o hacker enviou através de um e-mail eletrônico o pedido de pagamento para devolver as informações; na prática é como se houvesse um “sequestro” do banco de dados e a prefeitura tivesse que pagar um “resgate”.

O pagamento exigido pelo hacker foi em bitcoin, uma moeda virtual, conforme cotação, 1 bitcoin corresponde a U$$ 6.731 dólares, o valor exigido pelo hacker não foi informado pelo setor de informática da Prefeitura, apenas que seria inviável o pagamento. Nessa segunda-feira, (9), todos os setores da Prefeitura ficaram sem acesso ao sistema, apenas o protocolo de documentos funcional de forma manual.

Uma equipe da Polícia Civil esteve na Prefeitura de São Gabriel da Palha na manhã desta terça-feira (10), de acordo com o delegado Bruno Alves, titular da delegacia, o caso será encaminhado á delegacia especializada em crimes eletrônicos, em Vitória. A Prefeitura informou que está contribuindo com as investigações e aguarda a realização de um perícia pelos órgãos competentes e que não há previsão de quando o sistema volte a normalidade.

Categorias
NotíciasRegional
Facebook Pagelike Widget
------- PUBLICIDADE -------