Uma indústria do ramo de confecção de jeans em São Gabriel da Palha acolheu na última segunda-feira (29), um grupo de venezuelanos através do “Projeto Acolhida”, do Governo Federal. De acordo com o dirigente da empresa Companhia do Jeans, Tiago Vial Schimidt, a medida foi tomada devido à escassez de mão de obra, “Recebemos mais de 20 venezuelanos no projeto Acolhida, em parceria com o Governo Federal. A empresa deseja crescer, empregar mais, aumentar a produção na cidade e não estamos encontrando mão de obra”, disse o empresário.
O projeto Acolhida é uma estratégia federalizada de oferta de assistência emergencial aos refugiados e imigrantes venezuelanos, coordenada pelo Governo Federal e composta por 11 ministérios, o projeto conta com suporte de agências da Organização das Nações Unidas (ONU), e de mais de 100 entidades da sociedade civil.
O subcomitê federal para acolhimento e interiorização de imigrantes em situação de vulnerabilidade, coordenado pelo Ministério da Cidadania, atua na gestão dos abrigos federalizados na fronteira e é responsável pelos processos pertinentes à transferência voluntária dos imigrantes das cidades de fronteira para outros estados brasileiros. Os venezuelanos que chegaram em São Gabriel da Palha já foram instalados e estão buscando se organizar para iniciar os trabalhos na indústria de confecção do jeans.