Geral

Inscrições para graduação totalmente de graça pelo Programa Nossa Bolsa termina nesta terça

Os capixabas que ainda não se inscreveram no Nossa Bolsa 2023 têm até as 23h59 desta terça-feira (14) para garantir a inscrição na seletiva. O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), lançou o Edital do Programa Nossa Bolsa 2023 para que jovens do Espírito Santo possam realizar a graduação com bolsa de estudo integral, ou seja, com 100% das mensalidades dos cursos custeadas pelo Governo do Estado em várias faculdades do Estado.

A seleção das bolsas ocorre por meio da nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2018 a 2022. O candidato poderá escolher qual ano do Enem deseja usar na seletiva. A edição de 2023 do Nossa Bolsa oferta bolsas em 54 opções de cursos. São eles: Direito, Administração, Medicina, Odontologia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Educação Física, Engenharias, Fisioterapia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Tecnologia da Informação e muito mais.

Ao todo, 33 instituições de Ensino Superior privadas, localizadas em 15 municípios de todas as regiões do Estado, têm ofertas de bolsas, em São Gabriel da Palha por exemplo, a credenciada é a Faculdade Unife, que oferece os cursos de graduação em Administração, Análise e Desenvolvimento Desenvolvimento de Sistemas e Pedagogia.

O Nossa Bolsa 2023 é uma realização da Fapes, em parceria com a Secretaria da Educação (Sedu), e investe mais de R$ 41 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.

Requisitos para concorrer às bolsas

O Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais.

O Edital Fapes 27/2022 – Nossa Bolsa 2023 disponibiliza bolsas integrais, que correspondem a 100% da mensalidade. O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2018 a 2022 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente no ato da inscrição. Por isso, é preciso informar o Código de Endereçamento Postal (CEP) para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Categorias
GeralNotícias