Esp. Santo

Izuz veste Naiara Azevedo e transforma o jeans feminino em moda consciente

Por: Aline Pagotto: Do interior à passarela sustentável. Essa é a Izuz, marca capixaba fundada por Susi Lorenzoni, filha de agricultores. Susi iniciou sua caminhada no comércio ainda adolescente, aos 16 anos, confeccionando cintos para conquistar sua independência. Em 1994, mergulhou definitivamente no setor da moda e, desde então, sua empresa já soma três décadas de atuação.

Originalmente chamada Raverge, a marca passou por uma transição até se tornar Izuz, nome que carrega a identidade da fundadora, formado com as letras do seu próprio nome ao contrário. “Queria um nome com mais sentido, que traduzisse nossa essência e que abrisse espaço para metas e inovação. A Izuz nasceu disso e ganhou força”, conta Susi.

Hoje, a Izuz é referência na produção de jeans femininos com foco em qualidade, conforto, estilo e inclusão. As peças atendem do tamanho 34 ao 56, com modelagens também para o público plus size uma resposta direta à escassez de roupas com bom caimento para todos os corpos. Entre os principais produtos estão calças, bermudas, peças em jeans 100% algodão, jeans com elastano e tecidos mais leves como linho e alfaiataria casual. “Tudo pensado para a mulher que gosta de se vestir bem, independentemente da idade”, afirma a empresária.

Projeto São João

A trajetória ganhou novo fôlego em 2023, com a entrada de Larissa Lorenzoni, filha de Susi e atual diretora de criação da marca. Após participar do curso Cool Hunter em São Paulo, voltado à identificação de tendências de moda, Larissa ajudou a posicionar a Izuz dentro do movimento de moda sustentável e circular, tendo parceria com Lelo Souza (@lelosouzza), estilista e desenvolvedor de produtos da Izuz Jeans.

Essa nova fase foi potencializada com a parceria com Maris Tavares, stylist da artista Naiara Azevedo e, também atua como embaixadora da ONU para a moda sustentável até 2030. Por meio dela, a cantora sertaneja conheceu o trabalho da Izuz e selecionou quatro looks exclusivos da marca para suas apresentações de São João, dentro de um projeto de moda regenerativa. “Ao todo são 22 peças, idealizadas especialmente para as apresentações no período de apresentação da cantora no São João e, quatro deles serem nossos, foi uma surpresa maravilhosa”, lembrou Susi.

Após as apresentações, as peças, desenvolvidas com tecidos de baixo impacto ambiental, farão parte de um acervo permanente de moda circular, com possibilidade de aquisição pelo público. Entre os destaques da Izuz está um vestido tubinho em jeans lavação bem clara com sobreposição de tule feito de jeans guardado há 10 anos pela marca um exemplo do compromisso com a reutilização consciente. Outro vestido foi confeccionado em tecido 100% algodão na cor cru (natural), com várias tiras de passantes que da todo charme e movimento na peça jeans liocel, fibra obtida da celulose, que une sofisticação ao cuidado com o meio ambiente. Os processos de lavanderia utilizam água reutilizável, sem descarte em rios, reforçando o compromisso ambiental da marca.

Sobre a Izuz

Com sede em São Gabriel da Palha (ES), a Izuz mantém uma operação enxuta, com produção interna e parceiros externos. A distribuição atende lojas de atacado em Colatina (ES), com a primeira loja aberta em 2014, no Shopping Moda Brasil, Americana (SP), São José do Rio Preto (SP), duas lojas em Fortaleza (CE), além de estar produzindo um projeto de e-commerce para o atacado.

Com a visibilidade nacional proporcionada pela parceria artística e os novos projetos em andamento, a expectativa é que a marca avance para um novo patamar de crescimento. “Participar desse projeto foi uma surpresa. Sabemos da visibilidade que ele vai nos dar. Estamos prontos para essa nova fase da Izuz”, afirma Susi, com o mesmo entusiasmo que a levou, 30 anos atrás, a costurar seus primeiros cintos – e, com eles, costurar também uma história de moda com identidade, afeto e propósito.

Categorias
Esp. SantoFamososGeralNotíciasSão Gabriel da Palha