O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou neste domingo (6) uma nota expressando pesar pelas mortes e desaparecimentos causados pelas intensas chuvas e enchentes que atingem a região central do Texas, nos Estados Unidos.
“Recebo com tristeza as informações sobre as enchentes que assolam os Estados Unidos. Tragédias como essa, que já resultaram em mais de cinquenta vidas perdidas e no desaparecimento de mais de vinte crianças, sensibilizam o mundo inteiro”, declarou o presidente.
Lula também mencionou o número de desabrigados e desejou êxito às autoridades locais nos esforços de resgate e assistência. “Espero que os esforços das autoridades do condado de Kerr, do estado do Texas, e do governo norte-americano sejam bem-sucedidos nas ações de salvamento e apoio às vítimas desse desastre.”
Por fim, o presidente expressou solidariedade às famílias afetadas. “A todas as pessoas que perderam seus entes queridos, deixo minha solidariedade – e a solidariedade de todo o povo brasileiro. Que Deus lhes dê força neste momento tão difícil.”
No sábado (5), o Ministério das Relações Exteriores já havia publicado uma nota à imprensa manifestando condolências ao povo e ao governo norte-americano pelas vítimas fatais, desaparecidos e desabrigados em razão das fortes chuvas.