Brasil

Moraes autoriza investigação contra Zambelli por coação e tentativa de obstrução

© Lula Marques/ EBC
© Lula Marques/ EBC

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (4) a abertura de um inquérito para investigar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pelos crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação.

A decisão foi motivada por declarações feitas pela parlamentar durante uma entrevista, em que afirmou que, após ter deixado o Brasil, pretende permanecer nos Estados Unidos e pedir asilo político ao governo do ex-presidente Donald Trump.

Segundo Moraes, Zambelli estaria adotando o mesmo padrão de conduta atribuído ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também se encontra nos Estados Unidos e é investigado por supostamente incitar o governo norte-americano a tomar medidas contra Moraes e outras autoridades brasileiras.

Na mesma decisão, o ministro determinou que Zambelli preste depoimento à Polícia Federal no prazo de dez dias, permitindo que a oitiva seja feita por escrito.

Além disso, Moraes solicitou ao Banco Central a lista de pessoas que enviaram valores à deputada por meio do sistema PIX. A parlamentar realizou uma vaquinha virtual após ser condenada pelo STF.

Ainda na quarta-feira, o ministro também determinou a prisão da deputada, a inclusão de seu nome na lista de procurados da Interpol e a suspensão de suas redes sociais.

Na véspera, em entrevista a uma rádio do interior de São Paulo, Zambelli afirmou que saiu do país para realizar um tratamento de saúde e que pretende pedir licença do mandato. Ela está atualmente nos Estados Unidos e declarou que pretende seguir para a Itália, onde possui cidadania italiana.

A prisão foi decretada após a Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitar a medida ao Supremo, alegando que a parlamentar deixou o país com o objetivo de evitar o cumprimento da condenação.

Fonte: Agência Brasil

Categorias
BrasilPolítica