Estado

Morre aos 73 o ex-governador do ES, Albuíno Azeredo

Albuíno Azeredo, morreu aos 73 anos, na manhã deste domingo (16), ele governou o Espírito Santo entre anos 1990 á 1994, ele foi o primeiro governador negro da história do Estado e foi o criador do Transcol; atualmente  Albuíno morava no Rio de Janeiro, estava visitando a família no Estado quando precisou ser internado há cinco dias no Hospital Vila Velha, inicialmente com um quadro de infecção, e após exames, na madrugada da última quarta-feira (12) foi constatada uma pneumonia e, assim, foi feita a transferência para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Segundo a filha do ex-governador, Ana Flávia Azeredo, neste sábado (16) ela teve a informação de que o pai estava reagindo bem ao tratamento, e que os médicos iriam retirar o respirador mecânico, mas ele sofreu uma parada cardio respiratória. Albuíno, segundo a filha, chegou a passar por um procedimento de reanimação pelos médicos, mas não resistiu.

O corpo de Albuíno será velado neste domingo a partir das 17 horas na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Às 8h dessa segunda-feira, haverá um cortejo para a Igreja Maranata, da Praia da Costa, onde haverá uma celebração. Às 10h30 está previsto o enterro no cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha. A informação é do filho do ex-governador, Albuíno Junior.

Um pouco da história de Albuíno



Foi o primeiro governador negro do Espírito Santo, Albuíno nasceu em Vila Velha, filho de uma professora, em 21 de janeiro de 1945. Se formou engenheiro civil e começou a carreira no Departamento de Água e Esgoto do Espírito
Santo. Mais tarde, ingressou na Companhia Vale do Rio Doce, onde daria início ao trabalho na área de transportes, onde mais se destacou.

Lá, ele participou dos projetos para duplicação da Estrada de Ferro Vitória-Minas. Em 1988, no governo Max Mauro, que o conhecia desde a infância, ele foi convidado a assumir a Secretaria de Planejamento, onde ajudou a implementar o Projeto Transcol, que uniria as empresas de transporte coletivo da Grande Vitória.

Categorias
EstadoNotícias
Facebook Pagelike Widget
------- PUBLICIDADE -------