Estado

Pesquisa aponta aprovação de 66,3% do Governo de Renato Casagrande

Pesquisa feita pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (17), mostra que dois em cada três capixabas aprovam o governo

Pelo menos 66,3% dos capixabas aprovam a administração do governador Renato Casagrande (PSB), que  assumiu em 1º de janeiro desse ano seu segundo mandato, a pesquisa estimulada divulgada nesta segunda-feira (17) pelo Instituto Paraná revela que Casagrande é bem mais popular entre os capixabas do que o presidente Jair Bolsonaro (PSL), cuja aprovação é de 52,1%.

Ainda de acordo com a pesquisa, 28,1% desaprovam a administração de Casagrande, enquanto 5,6% não souberam opinar. No item avaliação, a mesma pesquisa aponta que 42,7% dos entrevistados consideram a administração Casagrande “ótima e boa”. Para o quesito “boa”, o percentual é de 33,5%, enquanto para o quesito “ótimo” é 9,2%.

Nessa avaliação, 35% responderam considerar “regular” o governo Casagrande, enquanto os índices de “ruim” e “péssimo”, somados, chegaram a 18,6%: 10,4% para “ruim” e 8,2% para “péssimo”. A maior taxa de aprovação do governador Renato Casagrande está entre as pessoas de 35 a 44 anos, onde ele conta com apoio de 67,8%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O universo da pesquisa, segundo o Instituto Paraná, abrange os eleitores do município de Vitória. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 802 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, grau de escolaridade e posição geográfica.

O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores com 16 anos ou mais durante os dias 9 a 13 de junho de 2019. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/19. A pesquisa avaliou também o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Em Vitória, 52,1% dos moradores aprovam a administração dele, enquanto 42,6% desaprovam e 5,2% não souberam responder.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a pesquisa, 38,7% dos entrevistados acham “ótima” e “boa” a administração de Bolsonaro. Já 34,6% consideram “ruim” e “péssima”.A maior taxa de aprovação do Presidente está entre os homens, com 56,4% e a menor está entre os jovens de 16 a 24 anos: 47,9% de desaprovação.

Para o diretor-executivo do Instituto Paraná, Mutilo Hidalgo, a avaliação dos capixabas sobre o governo Casagrande é excepcional. “Renato Casagrande é um dos mais bem avaliados governadores do País, apesar de pesquisa em Vitória ter sido feita já com mais de 150 dias de governo. As pesquisas que avaliaram outros governadores foram feitas com 90 dias, 100 dias de governo. Por isso, fica difícil fazer uma comparação do Renato Casagrande com outros de seus colegas. Porém, posso afirma que a avaliação do governador capixaba é excepcional”, disse Murilo Hidalgo.

Categorias
EstadoNotíciasPolítica
FACEBOOK