Notícias

População de São Gabriel da Palha se mobiliza para conseguir doador de medula para menino de 10 anos

A cidade de São Gabriel da Palha se mobilizou por uma causa nobre: encontrar um doador de medula óssea compatível com o pequeno Gustavo Colombi Brunow, de 10 anos, filho do Lucas e da Renata; ele foi diagnosticado com leucemia em outubro de 2023, passou por tratamento e agora terá que fazer o transplante de medula óssea. Uma ação para buscar doadores foi realizada na cidade em parceria do Hemoes, ONG Voluntários do Bem e Projeto Missão Calebe com apoio da Prefeitura Municipal e Igreja Adventista nos dias 31 de janeiro, 6 e 7 de fevereiro. Cerca de 600 pessoas foram ao local da ação fazer o cadastro para doador de medula óssea. O objetivo é encontrar um doador compatível com o garoto, dados do Hemoes, mostra a cada 100 mil doadores, um pode ser compatível.

Em entrevista ao jornal Folha Vitória, os pais de Gustavo contaram que a busca por um diagnóstico para o filho teve início em setembro de 2023, quando Gustavo começou a se queixar com os pais de dores nas pernas e nas costas. Foi então necessário que Gustavo e os pais se mudassem para Vitória, onde foi iniciado o tratamento e dado o diagnóstico de leucemia. “Acho que um diagnóstico desses é algo que nem passa pela cabeça, dá um baque não só nos pais, mas na família de maneira geral. É difícil, a barra é muito grande. A princípio, os médicos acreditavam que Gustavo precisaria apenas passar por sessões de quimioterapia, mas conforme a doença foi se desenvolvendo, a necessidade por um transplante foi ficando cada vez mais evidente. “; disse o pai do menino.

O pai do garoto faz ainda um apelo para que as pessoas doem medula óssea no Espírito Santo, para que possam ajudar outros pacientes como o Gustavo a se tratarem da doença. É tão simples doar, é só ir a qualquer hemocentro e vão tirar de 5 a 10 ml de sangue para ver se a pessoa pode doar. No Espírito Santo são só 180 mil doadores e, de novo, são 100 mil para ter um compatível. As pessoas precisam procurar saber como doar. Muitas pessoas ganham até descontos em vários eventos culturais por doarem medula”; expressou o pai do menino Gustavo.

Categorias
Notícias