Prefeito de Vila Valério exonera secretário após saber de mandado de prisão e defesa entra com habeas corpus

Prefeito de Vila Valério, Robinho Partelli.
O prefeito Robinho Partelli, de Vila Valério exonerou do cargo o secretário municipal de infra estrutura urbana e rural, Miguel dos Santos, o prefeito divulgou uma nota à imprensa e disse que após saber através dos jornais exonerou o secretário, que é considerado foragido da Polícia Civil por estar com mandado de prisão em aberto.
Na nota o gabinete do prefeito diz, “Sobre as notícias vinculadas na mídia a respeito do suposto envolvimento do senhor Miguel dos Santos, secretário municipal de infra-estrutura urbana e rural, na participação em um homicídio que está sendo investigado pela Polícia Civil, o prefeito exonerou nesta data (29), o senhor Miguel dos Santos e nomeou interinamente a senhora Edivania Demoner, atual secretária de saúde para chefiar a pasta”.
O prefeito destacou ainda que enquanto ocupou o cargo de secretário, o senhor Miguel dos Santos sempre esteve empenhado em exercer suas atribuições, desempenhando um excelente atendimento à população, Ademais a Administração Pública Municipal de Vila Valério esclarece que foi surpreendida com esses fatos, reforçando que o secretário estava exercendo seu papel exemplar.
Com mandado de prisão em aberto, secretário é considerado foragido, diz delegado

Ex-secretário e vereador licenciado de Vila Valério é acusado de participação em homicídio, e já é considerado foragido pela polícia.
Com o mandado de prisão preventiva em aberto expedido pela justiça desde o último dia 22, o então secretário e vereador licenciado de Vila Valério, “Miguel dos Santos é considerado foragido da Polícia Civil uma vez que ainda não foi localizado”, comentou o delegado Rafael Caliman.
Miguel do Santos é acusado de participação em um homicídio ocorrido na de 29 de junho, a vítima Giovani Moura Queiroz foi morto por vários tiros dentro de seu veículo próximo ao patrimônio de São Roque da Terra Roxa. A vítima foi encontrado ainda vivo por policiais militares, momento em que informou que o autor dos tiros era a pessoa de Adenilton Bueno Fonseca, que está preso.
A polícia chegou até Miguel depois de analisar conversas de WhatsApp entre ele e Adenilton Bueno da Fonseca, segundo relato da juíza Lívia Saverguini Bissolli Lage, que decretou dos acusados, eles estariam prejudicando as investigações por meio de influência e amizade com pedidos a empresários, policiais e políticos para evitar a ligação com o crime. “No depoimento prestado à polícia, o próprio secretário disse que estava com Adenilton na noite do crime, mas negou ter envolvimento, ele chegou a entregar uma pistola calibre 380 que supostamente teria sido usada no crime; no entanto, Miguel dos Santos teria caído em diversas contradições durante seu depoimento”, informou a Polícia Civil.
Em sua decisão, a juíza Lívia Regina Savergnini Bissoli Lage, da Comarca de São Gabriel da Palha, afirmou que há provas de materialidade e indícios de autoria do crime por parte de Miguel dos Santos. “Por essa razão, a liberdade do acusado poderia oferecer riscos à ordem pública”, ponderou a magistrada. A decisão da juíza também faz referência a conversas de Whats App entre os acusados.
Advogado do ex- secretário entra com habeas corpus no TJES e diz que ele deve se apresentar nos próximos dias e vai provar inocência

Advogado de defesa do ex-secretário de infraestrutura urbana e rural de Vila Valério Miguel dos Santos, acusado de participação em homicídio enviou nota falando sobre o caso.
A defesa do ex-secretário e vereador licenciado de Vila Valério, Miguel dos Santos, acusado de participação em um homicídio entrou com pedido habeas corpus no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, o advogado Ananias Santiago, enviou uma nota ao Portal Momento comentando sobre o caso e disse que seu cliente não está foragido, e que ele deve se apresentar à polícia nos próximos dias.
Confira a nota enviada pela defesa:
O Dr. Ananias Santiago, advogado de Miguel dos Santos, diante dos novos fatos trazidos pela imprensa na qual se veicula que o mesmo encontra-se foragido da justiça, vem por meio desta nota esclarecer que; a uma, o acusado não se encontra em estado de fuga, e sim de ausência em detrimento de viajem, a duas, que tomou-se conhecimento da referida decisão que determina a prisão preventiva somente nesta segunda-feira dia 29.
Importante informar que tão logo tomou-se ciência dos fatos e da ordem de prisão o mesmo por intermédio de seu advogado solicitou junto a Administração do Município de Vila Valério na figura do prefeito Municipal (Robson Parteli) sua exoneração do cargo de secretário municipal, gestor da pasta de obras e infraestrutura, pedido que foi imediatamente aceito, e que o município por meio de nota oficial informou a exoneração.
Insta salientar que a defesa já impetrou ordem de habeas corpus contra a referida decisão por considerar os argumentos utilizados pelo juízo que a exarou incapazes de autorizarem uma medida dotada de tanta violência aos direitos do acusado, que aliás, diga-se de passagem, é cidadão de bem, possuindo conduta ilibada em toda a região, nunca sofreu qualquer processo ou investigação criminal, se apresentou prontamente a justiça quando lhe fora solicitado, possui endereço fixo e ocupação lícita, não atrapalhou o andamento das investigações nem turbou a marcha processual. Pelo contrário, colaborou em tudo que lhe fora solicitado. Sendo público e notório que a manutenção de sua liberdade não representa risco algum, quer seja para o andamento do processo, quer seja para a sociedade.
Traz-se à baila ainda que o vereador se apresentará a polícia em momento oportuno, acompanhado por seu advogado, ocasião que prestará os esclarecimentos dos quais as autoridades policial e judicial considerarem relevantes. Ademais, o vereador Miguel dos Santos declara que muito embora tenha sido surpreendido por tal decisão, confia e acredita no trabalho da polícia e do judiciário e que a justiça será feita. Destacando ainda que quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários serão prestados por seu advogado que esta subscreve.
Leia também:
Decretada a prisão de secretário da Prefeitura de Vila Valério acusado de participação em homicídio