Notícias

Protesto contra retorno de vereadores suspende sessão na Câmara de São Gabriel da Palha

|Por Vinícius Faria Mattos| O retorno dos vereadores Tiago dos Santos (Progressista) e Wagner Lucas (PCdoB) após 1 ano e 3 meses afastados dos cargos na Câmara de São Gabriel da Palha foi marcado por protesto na noite dessa terça-feira (9); a sessão que aconteceria chegou a ser suspensa pois um grupo de vereadores da oposição protestaram dentro do plenário, eles não se sentaram  e não aceitaram que a sessão fosse iniciada sob a presidência do vereador Tiago dos Santos. Os vereadores da oposição não reconhecem Tiago dos Santos e Wagner Lucas como presidente e secretário, e pedem que eles renunciem os cargos.

Do lado de fora de Câmara, um grupo de cerca de 30 manifestantes também protestavam contra o retorno dos vereadores aos cargos. Um trio elétrico, foguetes e cartazes foram usados na manifestação. Os manifestantes gritavam a todo instante palavras contra os vereadores Tiago dos Santos e Wagner Lucas, se posicionando contra o retorno dos mesmos. A Polícia Militar esteve no local com duas viaturas e nenhum incidente foi registrado.

Os vereadores Tiago dos Santos e Wagner Lucas foram denunciados pelo  Ministério Público do Espírito Santo (MPES), e condenados em primeira instância após serem acusados do recebimento de propina do empresário Henrique Barreto. Segundo a denúncia os vereadores se comprometeram em facilitarem a contratação de sua empresa para realizar um rodeio na festa da cidade em 2018. A festa não aconteceu e os vereadores não teriam devolvido o dinheiro ao empresário.

Com a renúncia, Câmara deverá ter nova eleição para presidência

De acordo com o regimento interno da Câmara de São Gabriel da Palha, caso haja a renúncia dos vereadores Tiago do Santos e Wagner Lucas, uma nova eleição deverá ser convocada no prazo de 15 dias.

Ao sair do plenário o presidente Tiago dos Santos disse que a sessão estaria suspensa e que uma sessão extra-ordinária seria marcada no decorrer da semana; Tiago dos Santos conversou com a reportagem e preferiu não dar entrevista.

 

Categorias
NotíciasPolíticaSão Gabriel da Palha