Esp. Santo

Santa Missa encerra a Festa da Penha 2025 e reúne 250 mil fiéis

A missa de encerramento da Festa da Penha 2025 celebrada no Parque da Prainha, em Vila Velha na tarde desta segunda-feira (28), dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo foi marcada por pedidos de oração e agradecimento ao papa Francisco, que morreu no dia 21 de abril. Segundo a organização do evento, a Festa da Penha 2025 reuniu nos nove dias mais de 2,7 milhões de pessoas. Somente a missa de encerramento, registrou cerca de 250 mil pessoas.

A missa durou aproximadamente duas horas e foi presidida pelo arcebispo de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari. Na homilia e durante as falas, Dom Ângelo pediu para que os devotos agradecessem pelo legado de paz deixado por Francisco.

“Tivemos entre nós um rosto amoroso e misericordioso de Deus, nosso papa Francisco, pastor de nossa igreja, que revelou nas suas palavras e nos seus gestos, o amor e a misericórdia de Deus, mais o amor à maternidade de Maria, tanto assim que quis ser sepultado ao lado de uma capela mariana. O papa que nos revelou durante o seu pontificado como é grande e maravilhosa a maternidade de Maria. No nosso coração, vamos dizer obrigado’ papa Francisco”, falou o arcebispo.

Logo após a missa, o Padre Reginaldo Manzotti subiu ao palco para um show de encerramento da festa. Após o show, os fiéis ainda vão poder se despedir da imagem de Nossa Senhora da Penha e a acompanhar até o portão com convento, onde haverá uma benção final.

Festa celebrou o Jubileu católico

Com o tema “Com Maria, peregrinos da esperança”, esta foi a 455ª edição da festa em homenagem à padroeira do Espírito Santo. O tema fez referência ao ano do Jubileu, celebração comemorada a cada 25 anos pela Igreja Católica e que mobiliza fiéis de todo o mundo que queiram receber o perdão por todos os pecados. É um ano em que a Igreja convida os fiéis a fazerem peregrinações.

Em 2022, o papa Francisco definiu que o tema deste ano fosse “Peregrinos da esperança”, com o objetivo de restaurar a confiança do mundo após as dificuldades enfrentadas durante a pandemia da Covid-19. Ao longo dos nove dias de celebração em homenagem à Padroeira do Espírito Santo, foram realizadas 52 missas e 14 romarias, além da instalação do terço gigante no Convento da Penha.

Categorias
Esp. SantoNotíciasReligião