Brasil

Suspeitas de intoxicação por metanol sobem para 43 no Brasil; Ministério da Saúde cria Sala de Situação

© Biodiesel Brasil
© Biodiesel Brasil

O número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil chegou a 43, segundo balanço atualizado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (1º). Do total, 39 ocorrências foram registradas em São Paulo — sendo dez confirmadas e 29 em investigação. Em Pernambuco, há outros quatro casos em análise.

Até o momento, apenas uma morte foi confirmada em São Paulo como decorrente da intoxicação. Outros sete óbitos seguem em investigação, sendo cinco no estado paulista e dois em Pernambuco.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a gravidade da situação:

“Estamos diante de um cenário anormal e sem precedentes na série histórica de intoxicações por metanol no país”.

Acima da média histórica

O ministério informou que a média anual no Brasil é de cerca de 20 casos de intoxicação por metanol, número já superado em 2025. A Polícia Federal investiga a possibilidade de atuação de uma organização criminosa responsável pela adulteração de bebidas alcoólicas.

Sala de Situação

Para acompanhar o avanço dos casos, foi criada uma Sala de Situação extraordinária, reunindo representantes do Ministério da Saúde, Justiça e Segurança Pública, Agricultura e Pecuária, além de órgãos como Anvisa, Conass, Conasems e as secretarias estaduais de Saúde de São Paulo e Pernambuco.

A equipe irá atuar no monitoramento e análise sistemática dos casos, além de coordenar ações emergenciais de prevenção, resposta e controle enquanto persistirem os riscos à saúde pública.

Fonte: Agência Brasil

Categorias
Brasil