O presidente Michel Temer (PMDB) anunciou nesta terça-feira (30) a liberação de R$ 12,5 bilhões para o custeio da safra 2018/2019. Durante o lançamento, que ocorreu em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, o político disse que o Brasil tem muito a comemorar pelo desempenho dos agricultores, que tiveram safra recorde de R$ 240 milhões de toneladas de grãos no ano passado.
O lançamento reuniu autoridades e os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi; das Cidades, Alexandre Baldy; e da Integração Nacional do Brasil, Hélder Barbalho. Eles discursaram para cerca de 400 pessoas.
O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, explicou que o custeio antecipado fortalece o produtor na “barganha” na hora de comprar insumos. Ele ponderou que as margens para os produtores estão cada vez menores, o que é um “sinal de alerta” para a agricultura brasileira.
Já o ministro da Fazenda disse que em Rio Verde está “a força” da economia, do agronegócio brasileiro. Ele apontou os problemas de infraestrutura enfrentados pelo produtores e informou quais medidas estão sendo tomadas neste sentido. Meirelles defendeu a Reforma da Previdência e concluiu que o Brasil está “enfrentando seus problemas”, criando as bases para um país “onde o presente já voltou”, com produção, crescimento e aumento de renda para todos.