Tenente coronel Dal Col é o novo comandante do 2º Batalhão da PM em Nova Venécia

Com a presença do Comandante do Comando de Polícia Ostensiva da região Noroeste, coronel Irineu Firmino dos Santos e do Comandante Geral da Polícia Militar do Espírito Santos, o coronel Moacyr Leonardo Barreto Vieira Mendonça, oficiais e praças, autoridades políticas e civis; o tenente coronel Marcelo Dal Col, assumiu o comando do 2º Batalhão da PM em Nova Venécia durante solenidade de passagem de comando na manhã desta terça-feira (29); o tenente coronel Sebastião Aleixo Santos Batista deixou o comando da unidade após 4 anos.

No seu discurso, Aleixo falou sobre o trabalho desenvolvido durante os anos em que esteve no comando da unidade, ” Chego no final de uma missão que me foi dada la atrás, em dezembro de 2014, posso citar aqui desafios que foram vencidos, como o município de Pinheiros que liderava o ranking de homicídios no Estado, e hoje não está mais no topo dessa lista; isso graças ao trabalho desenvolvido para o enfrentamento e combate a criminalidade, operações policiais que resultaram na prisão de criminosos e apreensão de drogas. No investimento da tropa cito a implantação do atendimento pisicológico para os nossos policiais, a capacitação dos nossos policiais por meio de cursos oferecidos pela Esesp, a constante melhoria na estrutura física do Batalhão, por exemplo a construção de calçada cidadã, alojamentos, reforma geral da unidade, plantio de árvores nativas em nossa área de preservação, plantio de 30 palmeiras imperiais ao longo da entrada do batalhão, a construção da quadra de tênis e o projeto que trouxe para dentro da unidade, adolescentes e crianças, o coral infantil do batalhão, a programação especial na semana da consciência negra; em fim quero agradecer as prefeituras, secretarias municipais de educação, conselhos de segurança, empresários que sempre estiveram a disposição do batalhão, ao grupo Afrozumba, e a Polícia Militar dos estados da Bahia e Minas Gerais (Tríplice Divisa), disse o então comandante.

Em entrevista coletiva á imprensa, o novo comandante falou sobre a continuidade dos trabalhos positivos, “É uma honra assumir o batalhão que compõe 9 municípios além de Nova Venécia, eu já fui sub-comandante aqui, acompanhei o trabalho do tenente coronel Aleixo, quando eu comandava o batalhão aqui ao lado, em Barra de São Francisco, então agente já conhece os problemas da região, tenho certeza de que com o apoio dos policiais, da sociedade, dos poderes públicos e num trabalho em conjunto vamos continuar esse trabalho, nosso comando buscará, primeiramente, a continuidade do serviço que vinha sendo prestado pelo tenente-coronel Aleixo, que tem uma excelente avaliação. Vamos procurar manter isso e buscar a participação da sociedade, porque nós sabemos que na segurança pública, a polícia, por si só, não resolve, mas somos a ponta da corda, que quando atuamos é porque realmente se faz necessário e não tem jeito. Precisamos do apoio da sociedade, das Prefeituras e dos órgãos que compõem o sistema de segurança. Temos que buscar a participação dos pais, porque vemos que a criminalidade está muito relacionada à criação. Aquele jovem, que hoje se envolve no crime, às vezes não tem o apoio de um simples familiar nem nos estudos. Vamos buscar justamente isso. O meu comando buscará, junto à tropa e ao novo governo, tentar atuar da melhor forma possível e motivar nossos policiais, para que eles possam produzir ao máximo e prestar um melhor serviço à sociedade”, disse o novo comandante do 2ºBPM.

O 2º Batalhão é responsável pelo policiamento em Nova Venécia e outros oito municípios, perguntado pelo Portal Momento sobre a implantação do plano estratégico que foi desenvolvido quando comandou o 11º Batalhão, Dal Col falou, “O que deu certo, nós vamos implantar, oque deu errado, nós iremos corrigir. O meu compromisso nunca é com o erro, se o que está no comando, funciona bem, segue. Aquilo que não está funcionando de acordo, nós fazemos uma retificação, uma melhoria, um ajuste, para que a sociedade possa ter o melhor serviço possível prestado”, respondeu o oficial.

No final da solenidade o tenente coronel Marcelo Dal Col passsou acompanhado do seu antecessor, tenente coronel Sebastião Aleixo passou em revista á tropa, em seguida o grupamento formado por sargentos, cabos e soldados desfilou em continência ao palanque, houve a fixação da foto do tenente coronel Sebastião Aleixo na galeria dos ex-comandantes do 2º Batalhão.

 

 

 

Fotos: Vinícius F. Mattos

FACEBOOK

NOTÍCIAS RELACIONADAS