Tribunal de Justiça do Rio alerta para golpe do falso advogado e orienta população a se proteger

Com o aumento dos casos do chamado golpe do falso advogado, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) divulgou nesta terça-feira (26) um comunicado de alerta à população, acompanhado de orientações para evitar esse tipo de fraude.
O tribunal reforça que não realiza ligações para cobrança de taxas judiciais e recomenda que qualquer contato desse tipo, feito por aplicativos de mensagem ou e-mail, seja visto com desconfiança, especialmente quando houver pedido de dados pessoais, senhas ou promessas de vantagens.
Segundo o TJRJ, os golpistas conseguem se passar por profissionais do direito ao utilizar informações reais das vítimas, como nome, CPF, número de processos, valores a receber e até dados de advogados. A prática envolve a exigência de pagamentos de supostas custas processuais para obter ganhos ilícitos.
Os criminosos ainda utilizam documentos falsificados com timbres, logotipos e brasões, além de mascarar números de telefone de órgãos oficiais, tornando a fraude mais convincente.
Para combater esse tipo de crime, o TJRJ atua em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ), que chegou a lançar uma cartilha de prevenção ao golpe do falso advogado.
Golpe do falso bancário
Outro esquema destacado pelo tribunal é o Caller ID Spoofing, no qual criminosos falsificam o número que aparece no identificador de chamadas, fazendo com que a ligação pareça partir de um banco, órgão público ou empresa confiável. Apesar de o número exibido ser legítimo, a chamada é feita por estelionatários.
Canais de contato
O Tribunal de Justiça do Rio disponibilizou os telefones (21) 3133-3254 e (21) 96435-7581 (WhatsApp) para que cidadãos possam esclarecer dúvidas e buscar orientações.
Fonte: Agência Brasil