Notícias

10 municípios do ES vão receber novas ações do programa Estado Presente

Bairros de 10 cidades capixabas vão receber investimentos em áreas sociais para garantir redução na violência. Os locais já tiveram reforço no policiamento através do programa Estado Presente, do governo do Espírito Santo. De janeiro a junho deste ano, aconteceram 498 homicídios no Estado. O número assusta com média de quase três assassinatos por dia. Mas é o semestre menos violento dos últimos 23 anos.

Essas ações foram apresentadas nesta segunda-feira (02). É a etapa social do programa, com obras e investimentos, desde apresentações culturais até cursos profissionalizantes e construção de mais escolas de tempo integral. O foco principal é o público jovem.

Serão ao todo 36 projetos desenvolvidos por 16 órgãos, com investimento total de R$ 314 milhões até 2022. Entre os projetos, áreas tão diversas como capacitação profissional para jovens, construção de campos de futebol e apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo em bairros pobres.

O programa

Criado na primeira gestão de Renato Casagrande, foi retomado agora com reforço no policiamento em 140 bairros de 10 cidades, onde acontecem 74% dos homicídios. São eles: Cariacica, Serra, Vila Velha, Vitória,Linhares, Aracruz, São Mateus, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina.

Segundo o próprio governo estadual, a atuação da polícia no Estado Presente só reduz os homicídios e os demais crimes num primeiro momento. Para que essa violência continue caindo, são necessárias outras ações na área social.

Fonte: Folha Vitória

Categorias
NotíciasPolítica
FACEBOOK