Lula anuncia revogação de norma que impede governo de custear traslado de brasileiros mortos no exterior

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (26), em São Paulo, que irá revogar o decreto que impede o governo federal de arcar com os custos de translado de corpos de brasileiros que morrem fora do país. A decisão foi tomada após a morte de Juliana Marins, jovem brasileira que caiu na borda de um vulcão na Indonésia.
Desde 2017, uma norma em vigor proíbe o Ministério das Relações Exteriores de pagar pelo retorno dos corpos ao Brasil. Lula informou que vai editar um novo decreto, mas ainda não detalhou os critérios que serão adotados.
“Assim que chegar a Brasília, vou revogar esse decreto. Editarei outro para que o governo brasileiro assuma a responsabilidade pelos custos do retorno dessa jovem ao país”, declarou o presidente.
“Vamos cuidar de todos os brasileiros, estejam onde estiverem”, completou.
Mais cedo, por meio das redes sociais, Lula informou ter conversado por telefone com Manoel Marins, pai de Juliana. Ele também afirmou ter determinado ao Itamaraty que oferecesse todo o suporte à família, incluindo a repatriação do corpo.
Manoel Marins está na Indonésia cuidando dos trâmites para o retorno da filha. Juliana sofreu a queda no último sábado (21), e o corpo só foi resgatado na terça-feira (24), já sem vida. A família criticou a lentidão no resgate e acusou a equipe local de negligência.
As autoridades de busca e salvamento da Indonésia alegaram que só foram acionadas após um integrante do grupo de Juliana conseguir caminhar por horas até um posto de socorro. Além disso, disseram que as condições climáticas adversas também dificultaram os trabalhos.
Nesta quinta-feira (26), o corpo de Juliana foi transferido para Bali, onde passará por autópsia. O exame deverá esclarecer as circunstâncias exatas da morte.
Fonte: Agência Brasil