Agronegócio

Feira de Agronegócios Cooabriel 2025 se reafirma como a maior do agro capixaba com recorde de público

Uma gigante do agro capixaba: a Feira de Agronegócios Cooabriel 2025 confirmou sua posição como maior evento do setor no Espírito Santo, batendo mais um recorde de público: mais de 26 mil pessoas passaram pelo evento em São Gabriel da Palha, entre os dias 24 e 26 de julho.  

A cooperativa já se preparava para este recorde: ampliou a área da feira para mais de 12 mil metros quadrados de área coberta e 22 mil metros quadrados no total, considerando também os espaços de circulação e convivência, uma expansão de 10% em relação à edição passada. A área de estacionamento também foi ampliada, para oferecer mais comodidades aos visitantes. 

Para o vice-presidente da Cooabriel, Onivaldo Lorenzoni, o clima positivo foi perceptível em todos os espaços do evento. Ele destacou o crescimento, a diversidade de parceiros, o otimismo dos participantes e o impacto gerado. “É visível o crescimento e o movimento em torno do evento. Além da diversidade de parceiros que recebemos este ano, também chamou atenção a atração de novos públicos. Essa quinta edição cumpriu muito bem o propósito de ser a maior já realizada”. 

O conhecimento também foi um dos grandes diferenciais desta edição. Um dos destaques foi a realização de mais um Encontro Capixaba Mulheres do Agro, com Leila Navarro apresentando a palestra “Mulheres Superpoderosas, Unindo nossas forças para o futuro”, um momento de aprendizado voltado ao fortalecimento do protagonismo feminino no setor. Foi uma verdadeira aula de autoestima.  

O ex-ministro da Agricultura e referência nacional em cooperativismo, Roberto Rodrigues, também passou por São Gabriel da Palha. Ele falou sobre os desafios do agro brasileiro e seu papel na justiça social.  

“O crescimento da produção de alimentos está na área tropical do globo terrestre. E o Brasil é único que tem tecnologia sustentável nesse cinturão. Esse cenário dá ao Brasil uma chance fora do comum de ser o campeão mundial da segurança alimentar. Para enfrentar o desafio da transição energética, temos a nossa matriz energética. Metade é renovável. A do mundo é 15% renovável, a nossa é três vezes maior que a do mundo. Sendo que boa parte vem da agricultura, como etanol, que vem do milho e da cana”, projetou Rodrigues, esperançoso.  

Pela primeira vez fora de Minas Gerais, o Coffee Connect foi realizado dentro da programação da Feira de Agronegócios Cooabriel, no sábado, dia 26. O debate reuniu especialistas, produtores e representantes de toda a cadeia do café para discutir o cenário atual da cafeicultura e destacar a importância do conilon brasileiro nesse contexto. 

Próxima edição já tem data marcada 
A Feira de Agronegócios Cooabriel 2026 já tem data reservada: 23 a 25 de julho. O superintende geral da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, revela ainda que a próxima edição passará a contar com um show nacional de encerramento. 

Categorias
AgronegócioGeralNotícias