Geral

São Gabriel da Palha é um dos primeiros municípios do Espírito Santo contemplados com o Kit Mulher Viva+

São Gabriel da Palha está entre os 14 primeiros municípios capixabas a receberem o Kit Mulher Viva+, consolidando um avanço significativo na estruturação das políticas públicas voltadas às mulheres. A iniciativa, promovida pela Secretaria Estadual das Mulheres (SESM), integra o programa Mulher Viva+ e o projeto Fortalece Mulheres, alinhada ao Plano Estadual de Política para Mulheres e ao Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e Prevenção ao Feminicídio.

O kit é composto por um veículo zero quilômetro; um notebook e um projetor multimídia. Esses equipamentos são fundamentais para o fortalecimento dos Organismos de Políticas Públicas para Mulheres (OPMs), possibilitando ações de acolhimento, campanhas educativas, formação de equipes técnicas e prevenção à violência de gênero.

A conquista foi viabilizada por meio de um plano de trabalho elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, habilitando o município a atender aos critérios exigidos, como a institucionalização do OPM, apresentação de plano de ação e adesão ao Pacto Estadual.

A coordenadora do OPM em São Gabriel da Palha, Dandarah Teixeira Miniño, destacou o significado institucional dessa conquista, “O Kit Mulher Viva+ representa um importante avanço da nossa política municipal em defesa das mulheres. Graças ao trabalho técnico e criterioso da equipe da Assistência Social e à elaboração do plano de trabalho, fomos habilitados entre os primeiros municípios do Estado. Agradeço ao prefeito Tiago Rocha e à secretária de Assistência Social e primeira-dama, Marcela Rossoni Rocha, pela confiança em nossa gestão. Esse kit reforçará nossa capacidade de planejar, articular e implementar ações estruturadas de proteção e empoderamento feminino.”

Além da entrega, já foi encaminhado à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, um passo estratégico para dar institucionalidade às ações do OPM. Com essa conquista, São Gabriel da Palha reforça seu papel pioneiro na defesa dos direitos das mulheres e se consolida como referência na construção de uma rede municipal de proteção, dignidade e igualdade.

Categorias
GeralSão Gabriel da Palha