Política

Ex-prefeito de Lajeado pede afastamento de secretaria estadual após operação da PF

© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O ex-prefeito de Lajeado (RS), Marcelo Caumo, pediu nesta quinta-feira (13) o afastamento do cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).

A ação, denominada Operação Lamaçal, foi deflagrada na terça-feira (11) e investiga crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro envolvendo possíveis desvios de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) destinados ao município durante as enchentes de maio de 2024.

Caumo, que assumiu a secretaria estadual em abril deste ano, afirmou nas redes sociais que decidiu deixar o cargo para se dedicar integralmente aos esclarecimentos sobre o caso.

“Mesmo sem ter ciência ainda dos dados do processo, a gente vai fazer as defesas, mas fica com aquele sentimento de injustiça muito latente no coração”, declarou o ex-prefeito, que administrou Lajeado entre 2017 e 2023.

Operação Lamaçal

De acordo com a Polícia Federal, as investigações apontam irregularidades em um processo de dispensa de licitação feito pela prefeitura de Lajeado para contratar uma empresa responsável pela terceirização de serviços como psicologia, assistência social, educação social, administração e motoristas.

A contratação direta foi justificada pelo estado de calamidade pública vigente após as enchentes, mas a PF afirma que há indícios de que o processo não seguiu critérios de economicidade e que os valores contratados ultrapassaram os preços de mercado. O montante total investigado chega a R$ 120 milhões.

Lajeado foi um dos municípios mais impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o que motivou o repasse emergencial de recursos federais.

Ainda na terça-feira, o governo do Rio Grande do Sul divulgou nota informando que a investigação não tem relação com a atuação de Caumo enquanto secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano.

Fonte: Agência Brasil

Categorias
Política