Brasil e EUA retomam diálogo bilateral em telefonema entre Mauro Vieira e Marco Rubio

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, conversou por telefone neste sábado (31) com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. De acordo com o Itamaraty, os dois trataram de temas ligados ao comércio exterior e à cooperação na área de segurança.
Sem detalhar o conteúdo das conversas, o ministério informou ainda que os chanceleres discutiram pontos relacionados à visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Washington, prevista para março e anunciada na semana passada. A data exata da viagem ainda não foi divulgada.
O diálogo ocorre em meio a um cenário diplomático sensível, que inclui o debate em torno do chamado Conselho da Paz, colegiado idealizado e presidido pelo presidente dos Estados Unidos para tratar do futuro da Faixa de Gaza e de outros territórios. Enquanto busca manter canais de aproximação com o governo norte-americano, especialmente nas áreas comercial e econômica, Lula tem reafirmado a posição histórica do Brasil em defesa da Organização das Nações Unidas (ONU) como principal instância do multilateralismo internacional.
O presidente brasileiro foi convidado a integrar o novo conselho, mas ainda não respondeu oficialmente. Em evento recente em Salvador, Lula fez críticas à proposta de criação do grupo.
A conversa entre Vieira e Rubio também acontece dias após um telefonema entre Lula e o presidente dos EUA, Donald Trump, realizado na segunda-feira (26). Segundo o Palácio do Planalto, Lula defendeu durante o contato a reforma do Conselho de Segurança da ONU, uma pauta tradicional da diplomacia brasileira.
Outro tema abordado entre os dois presidentes foi a Venezuela. De acordo com o governo brasileiro, Lula ressaltou a importância da manutenção da paz na região. Os dois países também manifestaram interesse em ampliar a cooperação no combate ao crime organizado transnacional.
O Brasil tem defendido medidas como o congelamento de ativos de organizações criminosas e a ampliação do intercâmbio de informações financeiras entre os países. A segurança regional é um dos temas prioritários para Trump, especialmente no combate ao narcotráfico. Desde que assumiu o governo, ele ampliou a presença militar dos Estados Unidos na região.
O pano de fundo das conversas entre os dois governos, no entanto, continua sendo a política comercial. Em agosto do ano passado, os Estados Unidos impuseram uma taxação de 50% sobre produtos brasileiros, com exceção de cerca de 700 itens. Após encontros entre Lula e Trump em eventos internacionais, a tarifa adicional foi retirada de mais 238 produtos, mas parte das exportações brasileiras, como máquinas, móveis e calçados, ainda enfrenta sobretaxas.
Fonte: Agência Brasil