Economia

Aprovado redução de quase 16% nas contas de enregia de São Gabriel da Palha, Vila Valério e outros municípios atendidos pela Santa Maria

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje a redução na tarifa de energia para os consumidores da Empresa Luz e Força Santa Maria. A concessionária atende 112.792 mil unidades consumidoras no estado do Espírito Santo, nos municípios de São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, Alto Rio Novo (distrito sede), Águia Branca, Colatina, Governador Lindemberg, Marilândia, São Roque do Canaã e Santa Tereza (distritos Santo Antônio do Canaã, São João de Petrópolis e distrito 25 de julho.  A redução começa a ser aplicada nas contas a partir do próximo dia 22 de agosto.

Os consumidores residenciais terão uma redução média de 15,95% nas contas de luz. Já os consumidores atendidos na baixa tensão, como comércio, cooperativas de eletrificação rural, serviço público de irrigação rural, poder público e outras atividades, terão redução de 13,91%. Para os atendidos na alta tensão, como grandes indústrias, a redução nas tarifas será de 15,27%.

A Aneel leva em consideração, ao calcular o reajuste, a variação de custos relativos à prestação do serviço. Segundo a agência, dentre os itens que mais contribuíram para o reajuste negativo destaca-se a diminuição dos custos com a aquisição de energia, que representou – 3,78% no efeito. “Adicionalmente o expressivo crescimento do mercado da empresa colaborou para o aumento de receita, e teve um impacto de -8,05% no cálculo do reajuste”, disse a Aneel.

“Com essa redução, as tarifas da Santa Maria passaram da 13ª para 44ª posição no ranking das tarifas residenciais no Brasil. É uma grande conquista para o consumidor da região”, disse o assessor de diretoria da Santa Maria, Henrique Coutinho.

Categorias
EconomiaEm destaqueGeralRegional
FACEBOOK