Notícias

Candidatos são denunciados por usarem salários de cargos comissionados para financiamento de campanha

Dois candidatos a vereador de São Gabriel da Palha foram denunciados á Justiça Eleitoral sob a acusação de suposto uso de salário de cargos comissionados para financiamento de suas campanhas á reeleição, os candidatos são Tiago dos Santos (PP) e Wagner Lucas dos Santos (PCdoB), “vulgo Waguinho”. Em consulta feita ao portal Divulgacand do Tribunal Superior Eleitoral onde é divulgado todas as informações dos candidatos, nota-se que os candidatos “receberam” doação de pessoas que ocupam cargos comissionados na Assembleia Legislativa do ES e na Câmara Municipal.

De acordo com a Resolução 131 de 15 de abril de 2020, do Tribunal Regional Eleitoral, “Art. 25. É vedado a partido político e a candidato receber, direta ou indiretamente, doação em dinheiro ou estimável em dinheiro, inclusive por meio de publicidade de qualquer espécie, procedente de pessoas jurídicas; origem estrangeira e pessoa física que exerça atividade comercial decorrente de permissão pública (cargo comissionado).

A doação em dinheiro no valor de R$ 2.055,00 feita ao candidato Tiago dos Santos pelo seu próprio irmão Diego dos Santos representa 19,29% do total de doações recebidas. Diego dos Santos é funcionário comissionado da Assembleia Legislativa lotado no gabinete da deputada estadual Raquel Lessa.



O candidato Wagner Lucas dos Santos recebeu doação de Izabelly Zanon Nolasco, ela é servidora comissionada de sua indicação na Câmara Municipal; segundo os dados do Divulgacand a doação feita por ela  no valor de R$ 1.110,00 representa 47,33% das doações recebidas.

Ao avaliar a Petição nº 0600884-37.2020.6.08.0037 o juiz eleitoral  Paulo Moises de Souza Gagno destacou que a denúncia trata de matéria que será analisada no julgamento das contas dos candidatos e determinou o apensamento da mesma ao processo de prestação de contas. Os candidatos foram intimados para apresentarem suas defesas quanto a regularidade das doações recebidas, em um prazo de três dias.

Os candidatos Tiago dos Santos e Wagner Lucas  e os servidores comissionados não atenderam as ligações do Portal Momento.

Categorias
NotíciasSão Gabriel da Palha